Fórum de Mudanças Climáticas aprova audiência pública

9 de março de 2015 - 13:50

Com o intuito de tornar o Fórum Cearense de Mudanças Climáticas mais atuante, o presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente, Conpam, Artur Bruno, sugeriu que os participantes observassem o Projeto de Indicação Nº36/2014 que institui a Política Estadual sobre Mudança do Clima para que esta seja uma proposta do Fórum. “Este é um espaço onde os objetivos atingidos serão de forma coletiva”, reforçou Bruno já apresentando os temas da próxima reunião, que será extraordinária, no dia 6 de abril, às 14h30min, no auditório do Conpam. O projeto de indicação e o regimento do Fórum estão como principais assuntos a serem deliberados.

O tema da primeira reunião do ano foi a programação da audiência pública referente ao Dia Estadual de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas que ocorrerá na segunda-feira, 16/03, no Complexo das Comissões, da Assembleia Legislativa. devem ocorrer três palestras, uma do Ministério da Ciência e Tecnologia sobre Mudanças Climática no Brasil, outra do presidente da Funceme, Eduardo Sávio sobre os Impactos no Ceará das mudanças climáticas e outra do presidente Artur Bruno sobre as políticas ambientais para o enfrentamento das mudanças climáticas.

A reunião contou com a participação de representantes de todos os componentes do Fórum, entre os quais o secretário de Ciências e Tecnologia, Inácio Arruda. Ele explicou que o Nutec tem quatro projetos na área do clima e que poderiam ser apresentados à coletividade. O representante da Coelce, Sérgio Araújo, falou sobre a “Conta Verde” que ajuda cliente a reduzir gases do efeito estufa com coleta seletiva de resíduos e concede bônus na conta de luz. A metodologia, desenvolvida pelas equipes de Pesquisa & Desenvolvimento e Meio Ambiente da Coelce, é capaz de medir as emissões de CO2 pelo consumo de energia elétrica de cada cliente.

O representante da Embrapa lembrou que os lixões emitem metanol poluindo mais ainda a atmosfera e a Seuma, em Fortaleza, já está realizando blitz educativa de controle atmosférico em conjunto com a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) e a Confederação Nacional do Transporte (CNT). A secretária executiva do Conpam, Maria Dias, explicou que o Programa Fumaça Negra é executado no Estado pela Semace, há vários anos.