Artur Bruno faz palestra no IFCE sobre “problemas ambientais no Ceará”

25 de fevereiro de 2015 - 14:04

O presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente, Conpam, Artur Bruno abriu a primeira edição deste ano e a quinta desde a criação do projeto “Café com ensino, pesquisa e extensão” no campus de Maracanaú do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Ele fez um palestra sobre “os principais problemas ambientais do Ceará”, elencando desde a seca ao efeito estufa nas paisagens de sertão, serra e litoral. Começou lembrando a seca de 1915, tão bem retratada por Rachel de Queiroz e terminou citando os 10 mandamentos ambientais ditados por Padre Cícero Romão.

O público, composto por alunos do curso de Engenharia ambiental, professores e diretores, participou com perguntas e sugestões ao final da palestra que durou 40 minutos. Instigado pela professora Rossana Bastos, o Presidente do Conpam se comprometeu em viabilizar um convênio para que alunos do curso de Engenharia Ambiental possam estagiar na nova Secretaria de Meio Ambiente.

O diretor-geral, Júlio César da Costa Silva além de apresentar o palestrante sugeriu-lhe, como presidente do Coema, que crie um espaço naquele conselho para discutir as políticas públicas, vez que a pauta das reuniões é basicamente para analisar as licenças que devem ou não ser concedidas pela Semace.

O professor Humberto Júnior destacou a honestidade e o idealismo entre as qualidades do palestrantes, que é político de sete legislaturas e professor há 37 anos. “Sei que ele vai realizar um excelente trabalho no comando do Conpam”, frisou.