IABS monitora aplicação do prêmio Mandacaru, conquistado pelo Conpam

14 de novembro de 2014 - 14:10

O Conselho e Políticas e Gestão do Meio Ambiente – Conpam, com o Projeto de Conservação e Gestão Sustentável do Bioma Caatinga nos Estados da Bahia e Ceará – Mata Branca, foi laureado em março último, com o Prêmio Mandacaru, na categoria Gestão Inovadora. Recebendo, além de troféu, o prêmio de R$30.000,00. Para monitorar como esse recurso vem sendo aplicado, está na cidade a coordenadora do Prêmio, Maiti Fontana.

Maiti Fontana já esteve em Tauá, onde presenciou os resultados do Projeto Mata Branca II – Semente do Trabalho, que integra 10 escolas públicas das regiões dos Inhamuns, Sertão Central, Centro Sul, Litoral Oste/Jaguaribe. Para isso, serão replicados o Viveiro de Mudas e o Banco de Germoplasma de sementes da Caatinga. Ela também recebeu material impresso, como a sementoteca, um cartaz com as árvores da caatinga e suas respectivas sementes, além de cartilhas que foram elaboradas com o dinheiro do prêmio.

A presidente do Conpam, Virgínia Carvalho recebeu-a, nesta manhã, em seu gabinete, além de técnicos locais do Projeto Mata Branca, que se enquadra nos pilares que buscam a convivência harmônica com o semiárido cearense e consolida tecnologia simples para o manejo sustentável da fauna e flora e da água. A conversa foi agradável e Virgínia disse que o órgão está aberto para novas parcerias e a coordenadora do pr?mio Mandacaru destacou que estava impressionada como o trabalho executado junto às escolas .

A premiação é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e em parceria com a Agência Espanhola de Cooperação (Aecid). O tema deste ano foi “Água, Participação e Soberania Alimentar”. Foram 12 projetos do Brasil que receberam o Prêmio Mandacaru – Projetos e Práticas Inovadoras em Acesso à Água e Convivência com o Semiárido, em Brasília.