Oficina de RPPN certifica participantes

7 de novembro de 2014 - 10:03

Além dos certificados em mãos, os participantes da I Oficina sobre Criação e Gestão de Reservas Particulares do Patrimônio Natural-RPPN  do Estado do Ceará ganharam bastante conhecimento para manterem  esses locais como santuários: admirados e preservados. A Coordenadora de Biodiversidade do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente, Conpam, Verônica Oliveira, em nome da presidenta  Virgínia Carvalho, que estava ontem no Mapp, agradeceu a todos que contribuíram para o êxito do evento.Virgínia, na abertura,  elogiou o interesse do particular que  tem essa visão futurista e preservacionista e além disso, deles estarem participando da oficina. Tinha  oito proprietários de reservas, que ao lado de técnicos do  Conpam, gestores de Unidades de Conservação e secretários de Meio Ambiente de alguns municípios, ICMbio, a Fundação Florestal de São Paulo, INEA do Rio de Janeiro, Associação Caatinga, SOS Mata Atlântica, trocaram informações e experiências.

Segundo informações do coordenador de Criação das Unidades de Conservação do Ministério do Meio Ambiente, Aldízio Lima de Oliveira Filho tem seis processos do Ceará em análise, sendo quatro para  reserva extrativista nas localidades de Tatajuba, Maceió, Foz do Jaguaribe e Praia do Xavier, uma para refúgio de vida silvestre, na serra do Araripe e uma Área de Proteção de Ambiental. Ele explicou cada etapa para se conseguir a criação dessas UCs via Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio).

Rodrigo Castro, da Associação Caatinga, apresentou o decreto estadual de número 81.255 que trata sobre as RPPNs. Explicou que no artigo 17, libera área para criação de banco de mudas que podem ser comercializadas, que deve ser feito um plano de manejo e submetido ao Conpam. Disse que o Estado espera autorizar, em 2015, mais três Unidades de Conservação na Caatinga além da criação do Monumento Natural do Canion do Rio Poty.

O técnico Luciano Souza, também do ICMbio, destacou que  são criadas por ano, em média, 20 Reservas Particulares do Patrimônio Natural -RPPN. No Brasil existem 1.200. No Ceará já são 31que protegem 11.834,04 hectares. 76 por cento das RPPNs são criadas por pessoas físicas, 19 por cento são de empresas e 5 por cento das organizações Não Governamentais. Dentre os motivos que levam a transformação de área particular em reserva, de acordo com Luciano Souza, em primeiro lugar estão os motivos preservacionistas, depois vem o interesse no Ecoturismo, compensação ambiental, evitar assentamentos e grilagem da terra, assegurar a propriedade, educação ambiental e pesquisa científica. Ele destacou que o direito de propriedade fica preservado e que o grande desafio está em monitorar as áreas.