Termina hoje à tarde a Oficina de RPPN

6 de novembro de 2014 - 10:27

Termina hoje à tarde, quinta-feira-6, a I Oficina sobre Criação e Gestão de Reservas Particulares do Patrimônio Natural -RPPN do Estado do Ceará, que ocorre deste terça-feira,4, no auditório da Cagece, aeroporto. De acordo com informações do representante do do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Luciano Souza, são criadas por ano, em média, 20 Reservas Particulares do Patrimônio Natural -RPPN. No Brasil existem 1.200. No Ceará já são 31que protegem 11.834,04 hectares.

A presidenta do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente, Virgínia Carvalho, elogia o interesse do particular que trata de preservar suas terras e destacou a participação, na oficina, de oito proprietários de reservas, que ao lado de técnicos do Conselho de Políticas e Gestão do meio Ambiente- Conpam, gestores de Unidades de Conservação e secretários de Meio Ambiente de alguns municípios, ICMbio,demonstram interesse em manter áreas bem cuidadas para melhorar o futuro do planeta.

76 por cento das RPPNs são criadas por pessoas físicas, 19 por cento são de empresas e 5 por cento das organizações Não Governamentais. Dentre os motivos que levam a transformação de área particular em reserva, de acordo com Luciano Souza, em primeiro lugar estão os motivos preservacionistas, depois vem o interesse no Ecoturismo, compensação ambiental, evitar assentamentos e grilagem da terra, assegurar a propriedade, educação ambiental e pesquisa científica. Ele destacou que o direito de propriedade fica preservado e que o grande desafio está em monitorar as áreas.

A Oficina é uma realização do Conpam através da Coordenadoria de Biodiversidade, com apoio da Associação Caatinga, do Ministério do Meio Ambiente através do ICMBio, Fundação Florestal de São Paulo, INEA do Rio de Janeiro e Fundação SOS Mata Atlântica.