Conpam participa de visita a RPPN Não me deixes

18 de setembro de 2014 - 15:03

Alunos do EEF Edmílson Pinheiro do distrito do Riacho Verde visitaram na manhã de ontem, quarta-feira 17/09, a sede da fazenda Não Me Deixes e parte da RPPN, de propriedade da família da escritora Rachel de Queiroz, em Quixadá .

Os estudantes do 6° ao 9° ano e alunos do projeto Escola Sustentável tiveram “in loco” uma noção de como se deve preservar o bioma Caatinga e a importância de uma Unidade de Conservação. Estiveram presente a diretora da Escola, Aucilene Castro, professora Maria da Conceição e três monitores.

Participaram também Alderisa Oliveira – gerente Prevfogo/Ibama e Edmar Esteves. Alderisa falou sobre a questão das queimadas e focos de incêndios neste período.

A orientadora do Monumento Natural Os Monólitos de Quixadá, Luzilene Saboia, falou sobre as duas categorias de Unidade de Conservação existentes em Quixadá que são: o Monumento Natural e a RPPN Não me Deixes, ambas de suma importância para preservação das espécies animal, vegetal e mineral.

A RPPN Não Me Deixes foi criada pela Portaria do Ibama No 37-N de 16 de abril de 1999. Ocupa 300 hectares e apresenta uma vegetação de Caatinga arbórea e arbustiva.

Ecocine discute resíduos

  O Centro Acadêmico de engenharia Ambiental e Sanitária -CAEAMBS – IFCE Quixadá realiza o projeto ECO CINE. Este mês com foco  no lixo: da geração à distribuição, Ontem à noite foram  apresentados três vídeos: História das coisas, Simpson’s e Ilha das Flores. A orientadora da UC de Quixadá participou das discussões com os alunos, futuros Engenheiros Ambientais, professores do IFCE Quixadá, Cagece,  Prefeitura e catadores de lixo. Foram mais de 2 horas de bom debate  sobre o consumo, problemática e  destino do lixo e  política de Resíduos Sólidos.