UC dos Monólitos será monitorada contra queimadas

8 de setembro de 2014 - 12:00

Quixadá está inserido em uma região muito quente e seca. Com os meses do bro, com ventos fortes e terra seca, a probabilidade é maior de surgirem mais focos de incêndio. Some-se a isso o fato dos agricultores estarem inciando a preparação do solo para o cultivo, e de forma errada ainda persistirem, em todo o interior do Estado, com a utilização da queimada. Há uma média de três incêndios por semana e 60 focos diários de calor na terra dos monólitos.

Os brigadistas do Ibama Quixeramobim, Rômulo César Cabral e Paulo Ricardo Alves estiveram, na semana passada, no Monumento Natural Os Monólitos de Quixadá e após visita prometeram fazer um monitoramento regular nos limites onde a a Unidade está inserida. Existe uma preocupação geral com as Unidades de Conservação em virtude do período de seca, cujo pico ocorre entre os dia 15 de outubro a 15 de dezembro.

Em Quixeramobim, na semana de 25 a 29 de agosto, houve um curso de Formação de Brigadas para capacitação das equipes lotadas nas Unidades de Conservação gerenciadas pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente – Conpam.

A visita foi articulada pela orientadora de Célula do Sítio Fundão, Rose Mary, que participou do curso e a orientadora de Célula do Monumento Natural Os Monólitos de Quixadá Luzilene Saboia, acompanhou a visitação.