Conpam no curso de Formação de Brigadista em Quixeramobim

29 de agosto de 2014 - 09:37

Terminará amanhã, em Quixeramobim, o curso de Formação de Brigadas  para capacitação das equipes lotadas nas Unidades de Conservação gerenciadas pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente-Conpam. Iniciado no último dia 25, o curso, oferecido pelo Ibama/Prevfogo em parceria com o Conpam, insere-se num rol de atividades do Comitê Previna, o qual objetiva estabelecer estratégias de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais. O Previna está ligado à Coordenação de Desenvolvimento Sustentável.

O curso engloba conhecimentos sobre atividades dos Brigadistas, Impactos ambientais do uso do fogo, Variáveis de comportamento do fogo, Tipos de incêndios florestais, etc.

A intenção é capacitar e instrumentalizar as equipes para atuarem nas Unidades de Conservação Estaduais durante uma ocorrência de incêndio florestal, desde o inicio até o fechamento do sinistro.

Os incêndios florestais constituem em um dos mais danosos eventos que provocam alterações nas formações vegetais, sejam elas naturais ou plantadas (RIBEIRO, 2004). Muitas são as causas de sua origem, entretanto, as mais freqüentes e preocupantes reúnem-se em pequeno grupo onde o homem se destaca, principalmente por meio de suas atividades no meio rural .

As consequências da ação do incêndio florestal são numerosas, comprometendo a vegetação, a fauna, o solo, os cursos d’água, o ar atmosférico e a população. Quando ocorre em áreas destinadas à preservação ambiental, no caso em Unidades de Conservação, as consequências assumem proporções maiores, pois essas áreas possuem parcelas representativas dos ecossistemas locais.