Conpam avalia viveiros de mudas da caatinga

6 de agosto de 2014 - 14:53

Mudas de Aroeira, Pereiro, Mulungu, Cedro Rosa, Jatobá, Pau ferro, Pau Mocó, Umburana, Caju vermelho e Ata estão sendo produzidas no Viveiro de Mudas de Espécies Nativas da Caatinga, no município de Independência. Agora, utilizando-se da nova técnica de reuso da água proveniente da Cagece. Técnicos do programa realizam hoje uma visita. A ideia é integrar essas ações com o Banco de Germoplasma de Taua e também difundir esta iniciativa junto ao projeto São José III.

Os procedimentos incluem o tratamento de sementes, preparação de canteiros, plantio e tratos culturais. Associando também o sistema de irrigação por micro aspersão, que consiste no processo de utilização das águas de lavagem dos filtros, que são colocadas em lagoas de captação, em seguida com uso de eletrobombas são destinadas para irrigação dos canteiros.

Conforme dados apresentados pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Independência, registrava-se um desperdicio de 45.000 (mil) litro de água por dia, que eram utilizados para limpeza dos filtros. Diante desta realidade, o Governo Municipal, destinou uma área de 1ha, sendo 0,4 ha para centro de manejo e construção de estufa e o restante em torno de 0,6 ha para reflorestamento, sendo denominada de área demonstrativa.

A sistemática de gestão do viveiro consiste no recebimento de sementes nativas da Caatinga, por doação de entidades comunitárias e voluntários e que após os devidos tratamentos serão transformadas em mudas e após cadastro distribuídas com as entidades públicas e associações.

A iniciativa resulta de uma parceria do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente-Conpam, a partir do Projeto de Conservação e Gestão Sustentável do Bioma Caatinga nos estados da Bahia e Ceará- Projeto Mata Branca.