Uso da lenha em cerâmicas cai 50% com projeto de eficiência energética

18 de junho de 2014 - 09:10

O Projeto Implementação da Eficiência Energética para as Indústrias Cerâmicas do Baixo Jaguaribe continua melhorando seus indicadores. Segundo a última avaliação, 23 das 120 cerâmicas contempladas com as ações de capacitação e assistência técnica oferecidas pelo projeto, apresentaram uma redução de 50% do uso da lenha como matriz energética. No levantamento anterior, ove empresas já haviam conseguido diminuir esse uso. As ações são em Aracati, Alto Santo, Limoeiro do Norte, Jaguaruana, Russas, Quixeré e Tabuleiro do Norte.

Os números representam avanços significativos no projeto, lançado há apenas quatro meses. As fábricas participantes contribuem de forma significativa para redução do desmatamento da Caatinga na região jaguaribana. Para obter os resultados, os ceramistas  passaram por capacitação técnica de produção com ênfase à secagem e queima (eficiência energética).

Nos próximos meses, a iniciativa vai firmar o Pacto de Produção Sustentável entre os três principais grupos envolvidos no processo produtivo – empresários, agricultores e representantes do poder público. Após isso, será elaborado um projeto executivo para produção sustentável e realizadas capacitações específicas para indústrias participantes.

O Projeto Implementação da Eficiência Energética para as Indústrias Cerâmicas do Baixo Jaguaribe é feito pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) com apoio do Fundo Nacional do Meio Ambiente – FNMA e Fundo Socioambiental Caixa. A iniciativa deve ocorrer até junho de 2015.