Cobio e MPE discutem proteção ao patrimônio espeleológico do Ceará

29 de maio de 2014 - 15:33

O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente se reuniu com Coordenador do Núcleo de Apoio Técnico (NAT) do Ministério Público Estadual (MPE), promotor Amisterdan de Lima Ximenes, para discutir a proteção do Patrimônio Espeleológico no Estado do Ceará, na última quarta (28).

O objetivo principal do encontro foi de acertar ações à proteção do patrimônio espeleológico e a definição dos usos no âmbito turístico da caverna “Casa de Pedra” no município de Madalena, que vem sofrendo degradação ambiental. O encontro definiu que um técnico especialista em espeleologia (estudo de cavernas) do Conpam e MPE farão uma visita conjunta ao local.

altPara embasar a discussão, o gestor ambiental da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio), Felipe Monteiro, que tem curso de “Espeleologia e Licenciamento Ambiental” pelo ICMBIo, apresentou o “Patrimônio Espeleológico no Estado do Ceará: o desafio de conhecer para proteger”. Ele mostrou  a importância do Patrimônio Espeleológico, os aspectos técnicos e jurídicos do assunto e o estudo que vem sendo realizado sobre a situação do Patrimônio Espeleológico no Estado do Ceará.

A reunião também definiu que haverá uma reunião técnica no Ministério Público Estadual com todas as instituições públicas que tem relação com a proteção do Patrimônio Espeleológico. A perspectiva é que seja formado um Grupo de Trabalho (GT) para tratar das ações necessárias para garantir a efetivação da proteção do Patrimônio Espeleológico no Estado do Ceará, tendo como projeto piloto a caverna “Casa de Pedra” no município de Madalena.