Projetos de cafeicultura e apicultura são apresentados para APA de Baturité

16 de maio de 2014 - 15:15

Projetos de cafeicultura e criação de abelhas sem ferrão foram apresentados na reunião do Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Baturité, realizada nesta sexta (16). O evento ocorreu no Centro de Articulação da APA, na localidade de Granja, no município de Pacoti.
A apresentação dos projetos foi realizada pelo representante da Fundação Mata Atlântica, Marcus Arruda. As propostas apresentadas visam uso e articulação de recursos locais para gerar oportunidades de trabalho e renda, fortalecendo as cadeias produtivas e integrando redes de pequenos empreendimentos, levando em consideração a sustentabilidade.

altO Conselho Consultivo da APA da Serra de Baturité é formado por 26 entidades – distribuídas em unidades governamentais, não governamentais e associações comunitárias. Entre os órgãos no encontro, estavam o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Universidade Estadual do Ceará (Uece), Secretaria de Turismo (Setur), Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e prefeitura de Baturité.

Sobre a APA da Serra de Baturité

A APA da Serra de Baturité é a primeira e mais extensa unidade desse tipo criada no Ceará. Foi em 1990 e possui 32.690 hectares. A administração da unidade cabe ao Conpam. A APA é composta pelos municípios de Aratuba, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Mulungu, Pacoti, Caridade, Redenção e Palmácia.