Ceramistas já têm redução energética com projeto do Governo

6 de maio de 2014 - 14:40

O projeto Implementação da Eficiência Energética para as indústriais cerâmicas do baixo Jaguaribe já começa a dar resultados. O consultor, Amando Alves de Oliveira, apresentou dados preliminares envolvendo nove indústrias que estão economizando em 50% o consumo de lenha, que chega a ser de 1.200metros cúbicos por mês. Ao operarem no modelo proposto com maior oxigenação dos fornos, melhorando a eficiência térmica e utilizando combustíveis alternativos chegam a ter zero de emissão de poluentes. São trabalhadas inicialmente 120 das 140 indústrias daquela região.Até o momento, 85 fábricas foram visitadas e 25 já buscam se adequar.

Iniciado em fevereiro deste ano, com o apoio do Fundo Nacional do Meio Ambiente-FNMA- e Fundo Socioambiental Caixa, a etapa do diagnóstico do projeto deve ficar concluída no fim deste mês. Reunido com a coordenação de Desenvolvimento Sustentável do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente, Conpam, Maria Dias, e representantes da Semace e do Iel/Fiec, o consultor que é do Senai, Amando, disse que o consumo de lenha é o que mais o preocupa e questiona o crescimento das chaminés como forma de diminuir a poluição: “ Estamos somente mudando o endereço da fumaça”, diz ele ao propor novas atitudes que devem ser difundidas num trabalho de educação ambiental. Promete entregar um relatório individual para cada ceramista.

A gerente do Iel/Fiec, Margarete Gomes adiantou que os ceramistas da região do Cariri também terão atenção especial. O consultor fará em agosto um treinamento para difundir as tecnologias e medidas para o uso eficiente de energia na produção de telhas e tijolos. Maria Dias, que conduziu a reunião na manhã de hoje, terça-feira, 6, no auditório do Conpam, para que os gestores dos municípios também participem e se engajem nesse esforço, para que o projeto continue, e as empresas se regularizem em 100%. As ações propostas são desenvolvidas em Russas, Aracati, Alto Santo, Limoeiro, Jaguaruana, Quixeré e Tabuleiro. Russas se destaca por produzir mais de 30% das cerâmicas vermelhas no Estado.