Projeto Via Verde arboriza Av. Carlos Jereissati com 330 mudas nativas

30 de abril de 2014 - 14:20

Nesta quarta (30), as proximidades do Aeroporto Internacional Pinto Martins ganharam vida nova. O projeto Via Verde, do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), realizou o plantio de 330 mudas de espécies nativas no local. A ação teve apoio da Base Aérea de Fortaleza e do Departamento de Estradas e Rodovias (DER).

altO presidente do Conpam, Bruno Menezes, ressaltou os benefícios da iniciativa. “Quando se planta árvores, a cidade ganha mais vida e espaços de contato com a natureza. Dentro de algum tempo, a área dessa avenida será mais agradável e convidativa aos fortalezenses”, explicou.

Até a primeira quinzena de junho, serão plantadas ainda outras 500 mudas perfazendo 4,5 quilômetros da avenida. A intenção para a segunda etapa é desenvolver um projeto paisagístico em alguns trechos.

O biólogo e coordenador do horto do Parque Botânico do Ceará, Carlos Henrique Costa, destacou o trabalho de preservação do projeto. “Com o Via Verde, nós permitimos que a flora cearense se perpetue e torne-se mais conhecida pela sociedade”, explicou.

As espécies escolhidas para o Via Verde são todas nativas do Ceará. Dentre elas estão cedro, joão-mole, ipê, munguba, jacarandá, timbaúba, pau marfim, angico preto, angico vermelho, cumaru, araticum, jucá e sabiá.

alt