Dia da Caatinga é festejado pelo Conpam com medalha e resultados

29 de abril de 2014 - 11:15

O governo do estado, através do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente, Conpam, comemorou o transcurso do Dia Nacional do Bioma Caatinga, 28 de abril. A solenidade vespertina ocorreu no auditório do Palácio Iracema, e constou duas etapas. A primeira, foi o lançamento das publicações com os resultados do Projeto de Conservação e Gestão Sustentável do Bioma Caatinga nos Estados da Bahia e do Ceará – Mata Branca, cujo Atlas foi publicado em parceria com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – Funceme. Os dados foram apresentados pela coordenadora do Mata Branca, Tereza Farias e por Margareth Menezes, da Funceme. O segundo momento foi a entrega da Medalha Ambientalista Joaquim Feitosa, em sua décima edição, para o presidente da Fundação Araripe, Pierre Gervaiseau.

altO presidente do Conpam, Bruno Menezes, agradeceu a presença de todos e o trabalho em especial da equipe do Mata Branca, que tem no comando a ex-presidente do Conpam, Tereza Farias. Destacou ser um grande prazer conceder o Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa para a Fundação Araripe. “Você, Pierre Gervaiseau, presidente desta ONG, se apaixonou por uma cearense: dona Violeta Arrais, e foi mais além, se apaixonou pelo nordeste e pela caatinga”. Pierre, por sua fez, se disse surpreso com sua escolha destacando em seu agradecimento, a dimensão dos sonhos, dos pensamentos e da realização. Disse que dá trabalho cuidar da terra, e enumerou a luta que foi conseguir criar a Área de Proteção Ambiental da Chapada do Araripe.

altA solenidade foi presidida pelo vice-governador, Domingos Filho. Com sua verve poeta, destacando nos versos a caatinga e a força dos sertanejos, Domingos Filho propôs um desafio para a presidente da Fundação Joaquim Feitosa, dona Dolores Feitosa, a de fundar em Tauá, a Universidade Sem Fronteiras. Ela, de pronto, aceitou e fez, sorrindo, o seguinte comentário: “ Ele vai se ver comigo”, no sentido de que vai aperrear para o projeto dar certo. Ela defende formas de se criar mais consciência ambiental nos cidadãos.

A prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, em seu discurso que destacou o consórcio da governança, frisou que vai poder construir o Jardim Botânico da Caatinga. Também presentes na solenidade uma delegação da Câmara de Comércio Ítalo-Brasileira.

Os resultados

Tereza Farias, apresentou os documentos  técnicos que incluíram um livro bilingue, cartilhas discorrendo sobre a metodologia e execução de 72 projetos , tendo como destacou o objetivo promover a recuperação de áreas degradadas, manejo de solo água, empoderamento cultural e social, alternativas tecnológicas para um meio sustentável, conservação e manejo da biodiversidade, documentos obtidos a partir dos resultados alcançados juntos as comunidades, ONGs, prefeituras municipais enfim, entidades executoras dos projetos.

Os resultados considerados positivos foram alcançados no incremento da cadeia produtiva da apicultura. De acordo com os dados do escritório da Ematerce-Tauá, foi ampliado em 23%a produção de mel: Incremento na produção de hortaliças orgânicas, para consumo próprio , utilização em merenda escolar e vendas junto ao PPA e mercados locais: construção de 150 fogões ecoeficientes em comunidades indígenas e quilombolas, tendo como entidade executora e replicadora do método o IDER-Instituto de Energias Renováveis. Os benefícios foram de ordem ambiental, pois pela eficiência energética dos fogões, reduzem o consumo de lenha, bem como, tem gerados melhorias na saúde da família pela redução de emissão de de CO2, ocasionando aumento de doenças respiratórias.Implantação de Galpões e centro de triagem, treinamento e aquisição de equipamentos e treinamento junto aos catadores, possibilitando melhorias ambientais, sociais com geração de renda, destacando-se experiências em Crateús, Tauá, Novo Oriente e Parambu: Intenso processo de capacitação e extensão rural e atividades de Educação ambiental em escolas, atendo sido capacitados 6000 educadores em 100 escolas publicas, parceria com Seduc Credes e técnicos das Aspe-Conpam.

No total foram produzidos 1000 exemplares de cada produto distribuídos nos municípios de Tauá, Aiauba, Quiterianópolis, Novo Oriente, Independência, Catarina, Parambu e Crateús.

Os vídeos retratam a estrutura gerencial do projetos em seus três componentes que visam promover o fortalecimento e implementação das politicas públicas: Implementação de projetos : e monitoramento e Avaliação, que inclui avaliação de indicadores de resultados do projeto a partir da construção do Marco Lógico e o relato de experiências a partir da visão das entidades beneficiadas.O atlas elaborado pela Funceme e Conpam constituem um documento inédito e de grande valia para pesquisas e ordenamento territorial, visto incluir mapeamentos de uso e ocupação do solo em escalas compatíveis com as necessidades dos órgãos de planejamento.