Conpam reforça proposta do Sindiverde para recicladores

24 de abril de 2014 - 10:38

O presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente, Conpam, Bruno Menezes, em nome do Governo do Estado, abriu o Recicla Nordeste 2014, na tarde de ontem, quarta-feira, 24, no Centro de Eventos. Em sua fala, o apelo para que os prefeitos e empresários encarem o reaproveitamento dos Resíduos Sólidos como uma atitude lucrativa, tanto em ganhos financeiros quanto para o meio ambiente.

alt

Bruno lembrou que os resíduos ao serem reciclados deixam de ser transportados para os lixões, e consequentemente reduz a conta a ser paga com o transporte dos rejeitos em até 40%. O empresário que transforma o que seria lixo em novo produto faz o diferencial, e se prontificou a reforçar a proposta com o Sindiverde, junto à Secretaria da Fazenda Estadual, para que se crie uma resolução diminuindo os tributos do setor. Também apresentou a ideia do aproveitamento do gás metano oriundo do lixo orgânico encontrado nos aterros, cuja resolução foi criada pelo Conpam e já aprovada pelo Coema, assunto esse que estará em debate na programação de hoje do evento, com a palestra sobre Digestão Anaeróbica de lixo Orgânico para Energia ou Biometano, a ser feita pelos italianos Pianigiani Lorenzo e Federico Torretta.

O presidente da Fiec, Roberto Macedo, refletiu sobre a pouca educação no que se refere ao meio ambiente e defende que leve de volta às escolas, na formação escolar, a consciência cidadã. Em nome do prefeito Roberto Cládio, a secretária do Meio Ambiente, Agueda Muniz abordou os projetos integrados desenvolvidos nas áreas verdes e no controle da poluição. Sérgio Rezende, da Dinâmica eventos, abordou as alianças que montam as parcerias e fomentam a aprendizagem, treinamento, e a inovação.

O presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado, Cede, Alexandre Pereira, também levou sua palavra de estímulo aos que desejam desenvolver negócios no estado. O deputado estadual Sérgio Aguiar se colocou como facilitador para tramitar no legislativo a proposta de resolução de, menos tributos ao reciclador e Marcos Albuquerque, do Sindiverde, detalhou os três grandes objetivos do recicla, que se resume em fortalecer a indústria de reciclagem. Finalizando, houve uma palestra sobre Reaproveitamento de resíduos sólido no contexto de uma Gestão Ambiental, feita pelo alemão Thilo Schmidt – Representante Sênior da Ecohaus Consult. Em seguida, os participantes visitaram a feira de produtos, que tem 40 expositores. O evento prossegue até amanhã.

alt