Meio ambiente debatido no plano operacional para Copa do Mundo

9 de abril de 2014 - 14:10

Fortaleza realizou, nesta terça (08), a reunião para discutir os Planos Operacionais para a Copa do Mundo do Brasil 2014. O encontro ocorreu no Centro de Eventos do Ceará e teve o meio ambiente como um dos temas debatidos. O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) participou das discussões com o presidente Bruno Menezes e a coordenadora de Desenvolvimento Sustentável, Maria Dias Cavalcante.

altO evento reuniu cerca de 200 pessoas, dentre elas o secretário-executivo do Ministério do Esporte e coordenador do Grupo Executivo da Copa do Mundo (Gecopa), Luis Fernandes; o gerente geral de Estádios e Instalações do Comitê Organizador Local (COL), Roberto Siviero; o secretário Especial da Copa 2014 no Ceará, Ferruccio Feitosa; e a secretária Extraordinária da Copa de Fortaleza, Patrícia Macêdo.

Dentre os temas debatidos na área de meio ambiente, estiveram os resíduos sólidos. A FIFA considerou dentro do esperado o plano de coleta seletiva e inclusão social que vem sendo feito no Ceará. Destaca-se o Termo de Cooperação entre entes públicos e privados para o gerenciamento dos resíduos sólidos do estádio pela Rede de Catadores de Resíduos Sólidos Recicláveis do Estado do Ceará.

Por meio do documento, assinado em fevereiro deste ano, a fica garantida até o fim de 2015 a coleta, a separação e a destinação dos resíduos sólidos provenientes dos eventos na Arena Castelão (jogos e shows) para a rede de catadores cearense. A medida beneficia 400 famílias de catadores de 17 entidades e fica como um legado para Fortaleza.

Para definir os últimos acertos sobre a coleta de resíduos sólidos no mundial, ocorrerá uma reunião na próxima sexta (11), na Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (Seuma). Participação o Conpam, Seuma, Secretaria Especial da Copa (Secopa), Secretaria Extraordinária da Copa (Secopafor), Arena Castelão, Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb) e Ecofor.

O turismo sustentável durante o mundial também esteve entre as pautas. O Ministério do Meio Ambiente abordou o andamento do Passaporte Verde, que estimulará o consumo responsável e o uso racional de recursos naturais nos destinos turísticos. Um dos destaques de Fortaleza no passaporte serão restaurantes e bares com lagosta produzida e certificada sustentavelmente.

O terceiro tema debatido foram as mudanças climáticas. Algumas medidas mitigadores foram destacadas, como a certificação internacional LEED, conquistado pela Arena Castelão por conta das ações sustentáveis durante a obra. Outras medidas destacadas são o Veículo leve sobre Trilhos (VLT) e o Bus Rapid Transit (BRT), que auxiliarão na diminuição de emissão de gases do efeito estufa (GEE) durante a Copa. Antes e depois do evento haverá um Inventário sobre a Emissão de GEE. O Ministério do Esporte negocia ainda junto a empresas que estão em obras relacionadas à Copa do Mundo para obter créditos de carbono.

A divulgação e venda de produtos sustentáveis é outra ação prevista para a Copa do Mundo. Através de parceria com o programa Brasil Sustentável, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, serão montados quiosques na Avenida Beira Mar. Eles terão produtos orgânicos feitos por seis empresas, como castanha e mel. A ideia é divulgar a agricultura sustentável aproveitando o fluxo de turistas da região.