Mata Branca realiza atividades com álbum de figurinhas em oito municípios

2 de abril de 2014 - 10:40

O Projeto de Conservação e Gestão Sustentável do Bioma Caatinga nos Estados da Bahia e do Ceará (Mata Branca), do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), realizou  dinâmica participativa com professores e alunos de 100 escolas públicas. Os trabalhos envolveram a  2ª Edição do Álbum de Figurinhas “Amigos da Mata Branca”, ocorrendo  de 10 a 13/03 e de 24 a 28/03. Foram visitadas escolas de Aiuaba, Catarina, Crateús, Independência, Novo Oriente, Quiterianópolis, Parambu e Tauá.

altAs dinâmicas participativas foram realizadas nas secretarias municipais de educação dos municípios  por meio de painéis nos quais os alunos demonstraram a importância do Álbum de Figurinhas para o aumento do conhecimento acerca do bioma Caatinga. Houve escolas que convidaram e levaram os pais e as comunidades, para assistirem ao documentário com as práticas do Projeto Mata Branca (disponível aqui) e instituições que visitaram in loco as iniciativas do Projeto. As atividades foram executadas pelos técnicos Denise Cruz, Iranildo Ferreira Rice, Irum Belizário e Joeni Dantas,  da Assessoria de Projetos Especials (Aspe) do Conpam.

Sobre o album de figurinhas “Amigos da Mata Branca”

O Álbum de Figurinhas “Amigos da Mata Branca” é um importante instrumento de educação ambiental e divulgação das ações e resultados do Projeto Mata Branca, o Álbum desperta o interesse dos estudantes para os temas das ciências ambientais através das atividades demonstradas pela metodologia do Álbum. Resultado da construção de um projeto pedagógico em escolas públicas, a publicação funciona como instrumento de sensibilização de comunidades por meio de crianças e atividades escolares.

As ações com o álbum foram iniciadas em 2013 por meio de dois encontros regionais em Crateús e Tauá, com participação de professores, diretores de escolas e técnicos das secretarias de educação e meio ambiente dos municípios abrangidos. No decorrer dos eventos, cada aluno recebeu um álbum e material didático de divulgação (contendo camisa, eco-bag, lápis, caneta, squeezes).