Apa do rio Pacoti realiza ações em parceria com o Beach Park

31 de março de 2014 - 16:40

Tendo em vista a necessidade de aproximação com os segmentos sociais inseridos no entorno das unidades de conservação, o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), através da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio), estabeleceu um plano de ações conjuntas entre a Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Pacoti com o Beach Park, em 2014. A ação visa favorecer a conscientização ambiental e o contato com a natureza, por meio de projetos e programas para a população inserida na UC de uso sustentável, assim como para a comunidade do entorno.

Como primeira atividade, no dia 26 de março, foi realizada uma trilha ecológica com um total de 50 pessoas, moradores da comunidade do entorno da Apa. Aproveitando as datas do Dia Mundial da Água e Festa Anual das Árvores, na chegada dos visitantes houve uma palestra abordando a temática e apresentando a unidade de conservação. Em seguida, foi realizada a trilha em uma agradável área arborizada, que termina no rio Pacoti. No percurso, foram identificadas algumas espécies da flora locais e ao final ganhou destaque um apelo à tomada de consciência dos visitantes no que diz respeito à proteção ambiental dentro do nosso Estado.

O questionamento colocado foi: “o que podemos fazer no nosso cotidiano, no nosso trabalho, para auxiliar no cuidado com o meio ambiente?”. A iniciativa foi comandada pela orientadora da Apa, Amanda Benevides e pela Coordenadora de meio ambiente do Beach Park, Raíssa Bisol.