Festa Anual das Árvores já começa neste sábado

21 de março de 2014 - 09:25

O Conselho de Política e Gestão do Meio Ambiente,Conpam, através das Coordenadorias de Educação Ambiental e Articulação Social – Coeas e Biodiversidade-Cobio, prepara a Festa Anual das Árvores e, ainda, comemora no mesmo evento o Dia Mundial da Água. Este ano, 20 municípios cearenses fizeram parceria com o Conpam para as festividades. São os municípios de Aurora, Barbalha, Bela Cruz, Crato, Coreaú, Croatá, Cruz, Iguatu, Itapiúna, Jaguaruana, Madalena, Missão Velha, Nova Olinda, Paramoti,Paracuru, Poranga, Quixeré, Reriutaba, Russas e São Gonçalo do Amarante.

Eles receberão mudas nativas que serão doadas pelos viveiros de Acopiara, Crato, Croatá, Pacoti e Parque Botânico do Ceará. Além disso, técnicos da Coeas estarão nesses municípios ministrando palestras e acompanhado as atividades tipo: blitze educativas, seminários, gincanas, plantio de mudas, entre outras

De acordo com o calendário ambiental do Nordeste, a última semana de março, especificamente no ano de 2014 será de 22 a 28 de março, é dedicada às árvores, coincidindo com a quadra chuvosa, propiciando o plantio de mudas.

Segundo a coordenadora da Coeas, Nancy Mireya, todo ano uma espécie é homenageada, entretanto este ano se dará ênfase às várias espécies que compõe as matas nativas dos biomas do estado. Também, pela proximidade da semana com o Dia da Água (22), sabendo que estes dois recursos naturais formam uma dupla indissociável, serão tratados concomitantemente. Ela ressalta também, que a ONU – Organização das Nações Unidas, neste ano, definiu em conferência, o tema “Água e Energia” para o dia Mundial da água. “Para tanto, se fará alusão à relação de dependência entre árvores, água e energia. Sem árvores, a qualidade e a quantidade da água são comprometidas. E sem água, não há árvores. A vida depende dessa relação harmoniosa”, destaca Nancy .

altO presidente do Conpam, Bruno Menezes, orientou os técnicos para abordarem, nestas festividades, a questão da introdução de espécies exóticas  na nossa flora, fato que vem assolando o estado, comprometendo a biodiversidade cearense. Entre as plantas exóticas implantadas na região para a arborização urbana ou reflorestamento encontramos: nim indiano, castanholeira e fícus.

Os viveiros que disponibilizaram mudas estão localizados nos municípios de Acopiara, Crato, Croatá, Juazeiro do Norte, Horto Municipal do Passaré- Fortaleza, Parque Estadual Botânico – Caucaia, Pacoti e Tauá.

UC comemora

No Crato, o Conpam se faz presente por meio da Célula da Unidade de Conservação do Parque Estadual Sitio Fundão, da Coordenadoria de Biodiversidade. Desenvolverá atividades de Educação Ambiental e Exposição do Projeto Microalgas como ferramenta de monitoramento do Rio Batateira, que serão realizadas na própria UC.

No Pecém, as Orientadoras das Unidades de Conservação – Estação Ecológica e Apa do Pecém, células da Cobio, promovem ações e atividades durante a Semana da Árvore em parceria com a Prefeitura municipal de São Gonçalo do Amarante (Seduc, Semurb e Secretaria Executiva), Energia Pecém e Cagece. A programação conta com palestras e oficinas, teatro de mamulengo, plantio de árvores nativas, e trilhas educacionais, nas Unidades de conservação, situadas no município de São Gonçalo do Amarante.

Serão beneficiados os estudantes das Escolas públicas dos distritos de Pecém e Taíba, as comunidades inseridas no entorno das Unidades de Conservação Apa do Pecém, Estação Ecológica e Jardim Botânico de São Gonçalo.

Em Paracuru, a programação vai começar depois de amanhã, quarta-feira. Terá palestras, trilhas, mutirão de limpeza no mangue, pedalada e plantio de mudas na praça da Matriz. A realização é conjunta das Apas do Estuário do Rio Curu e a das Dunas de Paracuru, Secretaria de Educação de Paracuru e a ONG Eco Ação.

Em Cruz, de acordo com Inácio Prata, orientador de célula da Apa da Lagoa de Jijoca, foram  distribuídas 300 mudas, no período de 20 a 24 últimos. As escolas participantes elegeram espaços a serem arborizados e receberam do Conpam as plantas nativas: Angico, Araticum, Jucá e Torém.