Duas forças atuam na dinâmica da duna do Pico Alto

19 de fevereiro de 2014 - 09:49

A pesquisa sobre Estimativa de Transporte Eólico em Dunas Costeiras: o caso da Duna do Pico Alto, Paracuru-CE, que foi desenvolvida numa área abrangida pela Unidade de Conservação Apa das Dunas de Paracuru, fez parte da dissertação de mestrado, em Geografia da Uece, do aluno Mailton Nogueira, apresentada no último dia 13. O principal objetivo é estimar o transporte eólico na Duna do Pico Alto para o período chuvoso e de estio com basa na sazonalidade climática do Ceará. Estiveram participando como membros componentes da banca de defesa os professores doutores em Geografia Jader Onofre (Orientador), Cláudia Granjeiro e Jorge Abreu de Paula (Videoconferência). As orientadoras de Célula, Sinhá Evangelista e Tereza Emanuelle participaram da defesa de  dissertação.

A pesquisa apresentou as seguintes conclusões: Comparando as variações fisiográficas obtidas na duna do Pico Alto, especialmente em sua porção norte, foi possível observar duas forças atuantes na dinâmica litorânea do bypass estudado. A primeira delas é a ação das ondas swell, cuja incidência dispersiva no litoral durante os primeiros meses do ano ocasiona o recuo da duna (medido em 10 metros), refletindo-se, portanto, na retirada dos sedimentos eólicos. Já o segundo componente atuante é o vento, sobretudo no segundo semestre do ano, quando os parâmetros meteorológicos favoráveis são responsáveis pela remobilização dos sedimentos da duna do Pico Alto em direção ao mar pela corrente de ar. Em relação à porção oeste da referida duna, o comportamento da dinâmica eólica revelou uma migração anual de 30 metros, com taxa média de transporte de 120,4 dm³/m durante a quadra chuvosa e 286,6 dm³/m durante a período de estio.

Há, portanto, uma alternância dessas forças agindo na dispersão e reintrodução dos sedimentos eólicos nas regiões internas da plataforma continental de Paracuru, podendo deduzir uma curva resultante de tendência acumulativa de sedimentos eólicos no sentido oeste-noroeste da região da plataforma estudada.

Na avaliação do bypass atuando no recobrimento de ambientes faciológicos presentes na plataforma continental, foi possível deduzir que a porção submersa estudada é predominantemente composta por um lençol de sedimentos grosseiros e cascalheiros. Entretanto, o que se observou nas campanhas de campo foi que há o recobrimento desse ambiente pelos sedimentos eólicos (areia fina), provenientes das formas de transpasse verificadas no presente estudo, e que ao longo do ano são retrabalhados pela hidrodinâmica local tornando-se muito finos e siltosos.

alt

No que diz respeito às interferências antrópicas elencadas no presente trabalho, as formas de uso observadas na duna do Pico Alto provavelmente contribuem com alterações na sua dinâmica eólica, contudo o presente estudo não quantificou o volume sedimentar transportado.

A Resolução Conama nº 341, dispõe sobre a necessidade de controlar, de modo especialmente rigoroso, o uso e ocupação de dunas na zona costeira, sendo dever do poder público e dos particulares preservarem estes ambientes, considerando a função fundamental das dunas para a dinâmica do litoral, no controle dos processos erosivos e na formação e recarga de aquíferos. Ou seja, faz-se necessário a adoção de medidas eficazes de fiscalização e monitoramento das atividades humanas desenvolvidas, a fim de evitar maiores alterações na dinâmica eólica.

Desta forma, o presente estudo apresenta uma contribuição social relevante para o município de Paracuru, no que diz respeito ao fornecimento de subsídio para o gerenciamento e manejo das atividades a serem implementadas no litoral bem como a conservação das dunas locais, tendo em vista a importância da preservação do bypass duna-plataforma na manutenção da hidrodinâmica local.