Organização da Copa 2014 quer reduzir gases do efeito estufa em Fortaleza

27 de janeiro de 2014 - 14:10

Desde a Copa das Confederações até a semana passada, a Etufor coletou 67 toneladas de material oriundo da arena Castelão. Esta informação foi repassada na manhã de hoje, segunda-feira, 27, pela técnica da Seuma, Edlene Oliveira, durante o encontro com o consultor contratado pelo Ministério do Meio Ambiente/PNUD, João Carlos Alcântara que discutiu sobre o Inventário de Gases de Efeito Estufa da Copa do Mundo Fifa 2014. O consultor permanecerá em Fortaleza até sexta-feira, 31/01, para tirar as dúvidas na elaboração do plano de mitigação dos itens estudados e levantados para o inventário. O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente, Conpam, é responsável pela coordenação da Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade do evento.

A secretária de Meio Ambiente, Águeda Muniz deu as boas vindas. Em nome do Conpam falou a Coordenadora de Desenvolvimento Sustentável, Maria Dias. Primeiro agradecendo a acolhida, já que a reunião ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). Ela também destacou a presença das associações de catadores que se incluem nesse trabalho de coleta dos resíduos gerados durante a Copa. Na apresentação do João Carlos Alcântara houve um destaque para a Casa Civil que coordenará o sistema de escolta dos vips e delegações, a exemplo da Copa das Confederações.

alt

As 21 fontes de emissão de gases listadas no inventário são: Veículos oficiais utilizados para o transporte das delegações; Veículos de segurança para escolta e outros veículos oficiais no evento. Geradores utilizados durante os jogos nos estádios e os utilizados para broadcasting* e os nas estruturas temporárias e em outros espaços oficiais, como os Fan Fest. Aqui só terá ponto na Praia de Iracema. Energia consumida no estádio e em outros espaços oficiais . Quantidade e tipos de resíduos gerados nos estádios e outros espaços oficiais. Destino final dos resíduos. Caminhões utilizados para o transporte dos resíduos. Ônibus disponibilizados para fazer o transporte dos espectadores entre bolsões de estacionamento e o estádio. Ônibus de linha que atendem ao estádio e outros espaços oficiais do evento e outros meios de transporte público, tipo VLT.

alt

Na categoria: espectadores e profissionais do evento serão observadas as ocupações dos hotéis e o devido tempo de permanência dos clientes..Com relação aos times, o consultor lembrou que já está decidido que as equipe chegarão em Fortaleza, dois ou três dias antes dos respectivos jogos. Também entra na avaliação, os gases produzidos na categoria de obras, tais como o kg de Aço, a metragem de Concreto e pré-moldado e os quilos de cimentos utililizados nas obras e se os veículos estão usando diesel ou biodiesel.

* Conceitos

Geradores para as estruturas temporáriasDefinição: Estruturas temporárias são estruturas complementares aos estádios exigidas pela FIFA. Exemplos dessas estruturas são: Áreas de hospitalidade, de exposição comercial, de concessões de alimentação e de produtos oficiai; centro de acreditação; centro de tribuna de imprensa; centro de voluntários e estrutura de segurança, dentre outras estruturas (Fan Fest).

O consultor explicou que  “para que possamos registrar com precisão, o consumo de diesel desses geradores: A FIFA contratou uma empresa de nome “AGREKKO” para fornecer o diesel necessário para alimentar os geradores para as estruturas temporárias de todas arenas das cidades-sedes”.

Geradores para broadcasting – Definição: São equipamentos que fornecem energia para permitir a transmissão de radiofusão e de imagens dos jogos, a partir das cidades-sedes, até o Centro de Internacional de Transmissão, localizado no Rio de Janeiro. Por certo haverá consumo de diesel também em Fortaleza, já que alguns desses geradores temporariamente funcionarão na cidade para transmissão dos jogos realizados em Fortaleza e de lá certamente para outros lugares do mundo. Portanto, é recomendável que esses dados de consumo devam ser acompanhados de perto e registrados apropriadamente.

Geradores para operacionalização no estádio – Definição: São geradores que tem a função de substituir a energia elétrica fornecida habitualmente pelo grid quando por algum motivo a mesma venha a faltar. Esses equipamentos, por definição, ou já fazem parte dos equipamentos do próprio estádio (estrutura do estádio) ou podem ser acrescidos por vontade da FIFA por medida de precaução. Na Copa das Confederações, nenhum estádio precisou de utilizar os seus geradores para operacionalização no estádio. Segundo José Carlos,a Arena Amazônia manterá ligado todos os geradores para operacionalização durante os três jogos da Copa.

Elizabeth Rebouças e Aurimar Monteiro- 3101-1235