Crateús vence Prêmio Cidade Pró-Catador

13 de dezembro de 2013 - 14:15

Crateús foi um dos cinco municípios que venceu o Prêmio Cidade Pró-Catador. Realizado pela Secretaria-Geral da Presidencia da República, a comenda é dirigida aos municípios cujas práticas estejam em sintonia com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A política pública no município foi iniciada após a experiência da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Crateús (Recicratiú), que foi financiada pelo Conselho de Políticas Públicas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam).

Em 2011, o Conpam iniciou o trabalho junto a Recicratiú por meio do projeto Mata Branca. Dessa forma, o órgão financiou a construção do galpão de triagem para coleta seletiva, compra de maquinário, equipamentos de proteção interna (EPI), além de capacitações nas áreas de: triagem de materiais, associativismo e educação ambiental.

Inicialmente, o Recicratiú atendeu cinco bairros e dois distritos da cidade. Percebendo o êxito da iniciativa, a Prefeitura de Crateús implantou uma política pública nos moldes da PNRS e conseguiu implantar efetivamente a coleta seletiva no município.

Os critérios utilizados para a seleção das iniciativas do Prêmio Cidade Pró-Catador foram: a inclusão socioeconômica dos catadores, sustentabilidade, caráter inovador, replicabilidade, impacto no público-alvo, integração com outras políticas, participação da comunidade, existência de parcerias e escopo do projeto.

Além de Crateús, receberão o prêmio os municípios de Arroio Grande (Rio Grande do Sul), Bonito de Santa Fé (Paraíba), e Ourinhos (São Paulo). A premiação acontece em São Paulo durante o Natal da presidente Dilma Rousseff com os catadores de materiais recicláveis e população de rua, em dezembro. Além do reconhecimento, dois representantes de cada experiência – um gestor público municipal e um catador – serão contemplados com viagens para conhecer experiências internacionais de reciclagem.