Mata Branca lança projeto de coleta seletiva em Novo Oriente

12 de dezembro de 2013 - 10:05

Na última terça (10), o município de Novo Oriente passou a ter um galpão de triagem para auxiliar a coleta seletiva. A elaboração e execução do projeto contou com recursos financeiros do Projeto Mata Branca, coordenado pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam). A iniciativa foi apresentada pela Associação Quinta Tigre, que atua na região, e apoiada pela Secretaria do Meio Ambiente do município.

Segundo o presidente do Conpam, Bruno Menezes a parceria com o poder publico municipal e entidades locais propicia a efetividade das políticas públicas, permitindo avanços e melhorias socioambientais para população.

A coordenadora do Mata Branca no Ceará, Tereza Farias, explica que o projeto adotou como estratégia o apoio a entidades locais não somente em atividades agrícolas sustentáveis. “Apoiando linhas focadas no fortalecimento de processos produtivos, também possibilitamos o empoderamento local para atividades que englobem aspectos culturais, socioambientais e alternativas tecnológicas”, ressaltou.

alt

Além da construção do galpão, o Conpam fez a compra de equipamentos e realizou treinamentos focados na Política Nacional de Resíduos Sólidos – executados pelas técnicas Jovelina Brito e Samya Hissa. O desenvolvimento do projeto teve a parceria do projeto Recicratius, também de coleta seletiva e apoiado pelo Mata Branca no município de Crateús.

O evento teve participação do prefeito de Novo Oriente, Godofredo de Lima Vieira e dos secretários do Meio Ambiente, Enoch Saboia Coutinho, Agricultura, Pedro Braz, Educação Francisco Martins, Cultura e Turismo, Antônio Augusto, Finanças, Hélder Lopes, além do presidente da Câmara dos Vereadores, Carlos Henrique, dos presidentes do Partido Verde Irismar Marques, e da Associação da Quinta Tigre, Mozar Gouveia. Ainda estiveram presentes o secretário de Meio Ambiente de Crateús, Wanderley Marques, e o presidente da Recicratiús, Sérgio Wilson.