Conpam participa de workshop de prevenção a praga da carnaúba

5 de dezembro de 2013 - 09:20

O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) esteve presente no workshop “A unha-do-diabo (Crytostegia madagascariensis) como ameaça à sobrevivênvia da carnaúba e sua possível solução”. O evento ocorreu nos dias 02 e 03/12 na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).

O workshop teve palestras do secretário-executivo da Associação Caatinga, Rodrigo Castro, do professor do Laboratório de Ecologia da Uece, Oriel Herrera, e professor do Departamento de Fitopatologia da Universidade Federal de Viçosa, Robert W. Barreto. Além disso, os participantes realizaram visita de campo em Aquiraz para observar e discutir infestações de unha-do-diabo em áreas naturais onde a carnaúba é explorada.

alt
Representaram o Conpam os orientadores de célula Aline Parente (APA do Estuário do Rio Ceará), Juliana Masullo (APA da Lagoa do Uruaú), Gabriela Ramíres (Corredor Ecológico do Rio Pacoti), Taciana Caracas (Parque Botânico do Ceará), e os gestores da Educação Ambiental: Sérgio Augusto e Osdemar Fernando Júnior. O workshop teve ainda presença de outras instituições como Associação Caatinga, ONG Carnaúba Viva; Sindcarnaúba e Natural Wax.

O que é a “unha-do-diabo”

A “unha-do-diabo” (Cryptostegia madagascariensis) é uma trepadeira nativa de Madagascar, que foi provavelmente importada para o Brasil como uma planta ornamental ou curiosidade botânica.Também conhecida como viuvinha-alegre, esta espécie é uma ameaça particularmente grave para a carnaúba e a vegetação ribeirinha associada. O seu crescimento é rápido e, ao escalar a copa da carnaúba, ela a sufoca.