Ceará terá primeira fábrica de vacinas da Fiocruz instalada fora do Rio de Janeiro

21 de novembro de 2013 - 12:00

O governador do Estado, Cid Gomes, esteve na abertura do Encontro sobre Tendências Tecnológicas em Plataformas Vegetais, na Assembléia Legislativa. O evento, organizado pelo Bio-Manguinhos/Fiocruz, teve a participação do presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Bruno Menezes. O encontro prossegue até a sexta (22).

Na ocasião, o Governador destacou a implantação do Polo Farmacêutico do laboratório no município de Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), que terá como componente na produção e desenvolvimento de vacinas a plataforma vegetal. Essa será a primeira fábrica de vacinas da Fiocruz a ser instalada fora do Rio de Janeiro. “Creio pessoalmente que essa é a principal realização que tivemos o prazer de concretizar ao largo desses oito anos de governo”, explicou.

Cid Gomes ressaltou ainda que a unidade da Fiocruz tem a parceria da empresa israelense Protalix BioTherapeutics. A Protalix é uma empresa farmacêutica que usa como base plantas de enzima taliglucerase alfa. O novo polo da Fiocruz no Ceará produzirá inicialmente medicamentos para doenças raras como o Taliglucerase Alfa Humana Recombinante, para a doença de Gaucher, e a primeira vacina do mundo a partir de uma planta, contra febre amarela.

alt

Além do governador, compuseram a mesa de abertura do evento o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, o diretor da Bio-Manguinhos, Artur Couto, o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Roberto Smith e o prefeito de Eusébio, José Arimatéia Lima Barros Junior.

alt