Coleta seletiva é discutida pela Câmara Setorial de Reciclagem

31 de outubro de 2013 - 14:40

A coleta seletiva foi pauta da reunião da Câmara Setorial de Reciclagem, nesta quinta (31). Na ocasião, o professor Albert Gradvohl apresentou o projeto-piloto “Recicla Fortaleza”, proposto para ser implantado na capital cearense. O presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Bruno Menezes, participou da atividade, que ocorreu na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).

O professor enfatizou a importância da atuação de vários segmentos, como poder público, entidades de classe e sociedade civil, para o êxito da ideia. “A implantação da coleta seletiva só é possível se nos juntarmos, essa é a realidade”, ressaltou.

alt

Gradvohl também defendeu a inclusão dos catadores na cadeia produtiva. “É preciso estruturar as associações de catadores para atuar de maneira correta. Para isso, precisamos conscientizá-los, por exemplo, da importância de trabalharem de maneira empresarial, tratando sua atividade como negócio”, explicou.

Segundo ele, a coleta seletiva deve ser viabilizada economicamente. Para isso, o professor defendeu a existência de uma entidade para administrar o serviço. Por fim, Gradvohl apresentou módulos de ação para a atividade. São eles: a coleta itinerante em 115 bairros distribuindo “bônus energia” e as implantações de pontos de coleta transformando o conteúdo recolhido em “bônus energia” e ecopontos em zonas estratégicas da cidade.