Ceará participa de encontro do Mata Branca na Bahia

17 de outubro de 2013 - 14:49

Um Encontro de Disseminação do Projeto Mata Branca ocorre na Bahia, desde ontem e prossegue hoje,17/10. O Ceará participa do evento. O objetivo é apresentar os resultados desenvolvidos a partir da metodologia de trabalho com enfoque no aumento do capital social e humano através de ações nas áreas de associativismo, cidadania, empoderamento comunitário, produção e beneficiamento de produtos, fortalecimento da infraestrutura física e ambiental.

Assim, nesses dois dias houve apresentações de ações realizadas na área de políticas públicas voltadas para a gestão integrada de ecossistemas e subprojetos demonstrativos, os quais se caracterizam pela influência profunda e transformadora da qualidade de vida dos sertanejos em relação aos temas mais básicos e essenciais ao ser humano, como acesso à água potável, produção de alimentos e geração de renda sustentável, que foram concebidos em função de seis tipologias: reabilitação de áreas degradadas, conservação e gestão da biodiversidade, gestão de recursos de solo e água, alternativas tecnológicas por meio de sobrevivência sustentável, desenvolvimento cultural e social e fomento a incentivos ambientais.

O evento tem como público alvo os beneficiários dos subprojetos, gestores públicos, sociedade civil, representantes do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera do Bioma Caatinga e representantes das Unidades de Gestão do Projeto Mata Branca.

O que é Mata Branca

O Projeto Mata Branca de Conservação e Gestão Sustentável do Bioma Caatinga acontece na Bahia e Ceará, tem como objetivo contribuir para a preservação, conservação e manejo sustentável da biodiversidade do bioma caatinga nos dois Estados. Sendo executado pelos governos estaduais com recursos do Fundo Mundial para o Meio Ambiente – GEF e a contrapartida dos dois estados, ficando sua implementação de responsabilidade do Banco Mundial e a gestão financeira da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM).

A estratégia de abordagem do Projeto segue os seguintes componentes: 1) Apoio Institucional e Político para Gestão Integrada de Ecossistemas – IEM; 2) Subprojetos Demonstrativos: Promoção de Práticas de Gestão Integrada do Ecossistema; e 3) Monitoramento & Avaliação (M&A), Disseminação e Gestão do Projeto.

Na Bahia o Projeto é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional –SEDIR, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR, e possui a Secretaria de Meio Ambiente – SEMA na condição de cooperação técnica. O Mata Branca tem como a área de atuação os municípios de Curaçá, Jeremoabo, Itatim e Contendas do Sincorá.

PROGRAMAÇÃO

16 de outubro


HORÁRIO

ATIVIDADE

8h

9h

Registro dos participantes

9 h

9h40min

Abertura oficial

9h40min

10h40min

Apresentação dos Subprojetos/Contendas do Sincorá

10h40min

11h

Coffe break/Lanche

11h

12h

Apresentação dos Subprojetos/Curaçá

12h

13h30min

Almoço

13h30min

14h30min

Apresentação dos Subprojetos/Itatim

14h30min

15h30min

Apresentação dos Subprojetos/Jeremoabo

15h30min

16h30min

Sorteios e Premiação

16h30min

17h

Exibição da prévia do Vídeo Institucional

17h

17h30min

Coffe break/Lanche

17h30min

Encerramento com atração musical

17 de outubro


HORÁRIO

ATIVIDADE

8h30min

9h

Abertura

9h

10h30min

Apresentação da Avaliação final dos Componentes I e III – Consultor Sr.Carlos Aquino

10h30min

11h

Coffe break/Lanche

11h

12h

Apresentação dos técnicos dos NGLs

12h

13h30min

Almoço

13h30min

15h

Apresentação da Avaliação final do Componente II – Consultor Sr. Martin Obermaier

15h

16h

Apresentação do Estudo Estratégico de Políticas Públicas – COPPE – Sra. Heliana Vilela

16h

16h30min

Coffe break/Lanche

16h30min

17h30min

Apresentação dos técnicos dos NGLs

17h30min

Encerramento