Resultados positivos do Projeto Mata Branca foram apresentados em Seminário

3 de outubro de 2013 - 14:11

O seminário final de avaliação do Projeto Mata Branca, que promoveu a integração das entidades executoras nos estados do Ceará e Bahia, foi realizada nesta terça-feira (1), no Centro de Treinamento do Banco do Nordeste do Brasil – Passaré, e contou com a participação da líder do projeto junto ao Banco Mundial, Bernadeth Lange e o especialista Alberto Costa.

O presidente do Conselho de Politicas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Bruno Menezes fez a abertura do evento destacando a participação de todos os envolvidos no projeto. “Através do Mata Branca, nós provamos que é possível viver e viver bem na Caatinga. Sua conservação, parte fundamental dessas ações, só é possível com a participação ativa das comunidades”, completou. Paulo Henrique Lustosa, ex-presidente da instituição, em consonância com o atual presidente, destacou que o Mata Branca tem inúmeros casos de sucesso e diversas evidências de que é possível consolidar estratégias e desenvolver a Caatinga brasileira.

Durante o evento, foram realizados dois debates. ” A importancia do Bioma caatinga para o Desenvolvimento e Apropriação do Conhecimento Científico, Social, Cultural e Turístico”, moderado pela Coordenadora do Projeto no Ceará, Tereza Farias, discutindo as estrategias inovadoras implementadas a partir do Polo Áudio Visual de Quiterianópolis, dos processos de capacitação e inclusão de temáticas sócio-ambientais em comunidades de Povos indígenas, verificando-se as mudanças de atitudes e praticas diárias dos beneficiários locais. Para Irles Mayorca, orientadora do debate sobre a “Importancia do Bioma Caatinga e o Panorama do Desenvolvimento Sustentável”, a resposta positiva nas politicas publicas e no processo de avaliação ambiental estratégica mostram que o Mata Branca possibilitou a participação da população local em todas as etapas do projeto, gerando um comprometimento com a causa.

Os resultados positivos também foram analisados pela supervisora do núcleo de recursos hídricos e ambientais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Margareth Benício e o Secretário Executivo da Associação Caatinga, Rodrigo Castro, que constataram que os estudos foram capazes de avaliar os graus de degradação e conservação da Caatinga, possibilitando orientar aos tomadores de decisão sobre a Criação e Gestão de Unidades de Conservação para a Caatinga e o desenvolvimento de projetos municipais.

O encerramento foi marcado pela apresentação da avaliação final do projeto, pelos Consultores Externos: João Ambrósio, Carlos Roberto Aquino e Martin Obermaier. A estratégia adotada pelos consultores, em cumprimento as normas do Banco Mundial possibilitou a análise de dados secundários gerados no decorrer do projeto, incluindo relatórios de progressos, registros de mídia e demais formas de comunicação seguido de visita de campo aos municípios de intervenção direta do Projeto Mata Branca. O evento foi encerrado pela especialista ambiental sênior do Banco Mundial no Brasil, Bernadete Lange, que parabenizou os dois estados pelos avanços na execução do Projeto, e destacou a necessidade de continuidade das ações.

alt

alt

alt