Reunião avalia projeto Mata Branca

25 de setembro de 2013 - 09:50

Reunião de avaliação do Projeto de Conservação e Gestão Sustentável do Bioma Caatinga nos Estados da Bahia e Ceará (Projeto Mata Braca) aconteceu nos dias 23 e 24, na sede do Banco Mundial (Bird), em Brasília.

O Mata Branca é financiado pelo Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF), por meio de acordo de doação entre o Banco Mundial e os dois estados, e entidade implementadora a Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).

No encontro, o Estado do Ceará, através do presidente do Conpam, Bruno Menezes, a coordenadora do projeto, Tereza Farias e a gerente de recursos ambientais da Funceme, Margareth Carvalho, apresentou os resultados e estratégias adotadas para monitoramento, avaliação e desenvolvimento do projeto no período de 2007 a 2013.

A reunião foi conduzida pelo Banco Mundial, por intermédio de Bernadete Lange, Alberto Costa e Maria João. Como parte da agenda foram apresentados os resultados preliminares dos consultores externos (Martin e Aquino), e Carlos Aragon, compondo a equipe do banco mundial, responsável pela avaliação final do projeto. Ainda, contaram com o apoio operacional de Daniella Arruda.

Os resultados indicam ganhos positivos para conservação do bioma caatinga nos dois estados, o que será apresentado no dia 1 de outubro na sede do BNB – Passaré, no Ceará. O Estado da Bahia contou com a participação dos coordenadores do projeto, Cássio Biscaia e Erica Madalena, e representantes da Flem, Andréa Carvalho e Aridna Souza.