Educação ambiental busca ser consolidada nas escolas

22 de agosto de 2013 - 11:10

“A educação ambiental não está ainda consolidada nas escolas”. Esta constatação é de Lindalva Costa da Cruz, da Secretaria de Educação do Estado. Ela apresentou para a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (Ciea) um resumo de sua dissertação de mestrado, a qual versou sobre “Uma educação Ambiental da Juventude, avaliação do programa: Vamos cuidar do Brasil com as escolas”. Ela ressaltou que o município de Horizonte é o que se destaca em termos de apoio para os estudantes desenvolverem a capacidade crítica relacionadas às causas ambientais. Seguindo vem Canindé.

Os jovens que participaram da amostragem solicitam um maior engajamento dos núcleos gestores e dos professores das escolas e dizem sofrer preconceitos por parte de alguns adultos que não acreditam no potencial deles. Lindalva também coordena a organização da Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, que vai ocorrer em outubro próximo.

Os participantes da Ciea reuniram-se, nesta manhã, no auditório do Conpam. Além dessa palestra, foram repassados os últimos dados para a IV Conferência Estadual de Meio Ambiente. Na coordenação: Maria José Holanda, que por sua vez, lembrou a existência da Lei nº 14.892 de 31 de março de 2011, publicada no DOE no dia 04/04/2011, que trata da Politica Estadual de Educação Ambiental.  A norma cria o Sistema Estadual de Educação Ambiental, ficando a sua gestão com o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) e Secretaria da Educação (Seduc). Também é prevista a criação da Rede Cearense de Educação Ambiental (Receba).

Segundo a lei, a política estadual de educação ambiental envolve em sua esfera de ação a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental, as instituições educacionais públicas e privadas, formais e não-formais do Estado e de seus Municípios, bem como as Organizações Não-Governamentais (ONGs) em atuação na Educação Ambiental.

Em relação ao ensino formal(Seduc), está prevista a inclusão de dez temas voltados para realidade regional nas escolas situadas em áreas rurais. São eles: Programa de conservação do solo; Gestão dos recursos hídricos; Desertificação, desmatamento e erosão; Uso de agrotóxicos, seus resíduos e riscos do ambiente e à saúde humana; Queimadas e incêndios florestais; Conhecimento sobre desenvolvimento de programas de microbacias; Proteção, preservação e conservação da fauna e flora; Resíduos Sólidos; Incentivo a agroecologia; e Convivência com o semiárido.