RMF é quem vai acabar primeiro com os lixões

19 de agosto de 2013 - 15:20

Com mais de 200 participantes, ocorreu nesta manhã de segunda-feira, 19/08, o Seminário de Diagnóstico Participativo, no auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes da Assembleia Legislativa do Ceará. Na ocasião, o presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Paulo Henrique Lustosa, palestrou sobre a Política Estadual de Resíduos Sólidos. No seu entender, a Região Metropolitana de Fortaleza em curto prazo estará totalmente adequada ao que determina a Lei Federal 12.305/2010. Quer dizer, é quem primeiro vai acabar com os lixões. Já os Inhamuns e o Sertão Central estão enfrentando um pouco mais de dificuldades.

O representante da secretaria das Cidades, Mário Fracalozzi, destacou que o Governo tem apoiado três municípios para a construção de usinas de reciclagem e na montagem do aterro; Com verba do Banco Mundial (Bird) será feito o do Cariri, cuja sede do aterro, após 20 estudos de localizações, ficou definida por Caririaçu. O Eia/Rima já está aprovado. Até o fim deste mês deve ir para licitação. Com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) serão construídos o de Limoeiro e o de Sobral. Há R$8milhões para apoiar os consórcios de 93 municípios.

Após a solenidade de abertura, na qual também falaram Mariana Lima, pela Secretaria de Meio Ambiente, Alceu Galvão pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará(Arce) e Ana Freitas, do Fórum Lixo e Cidadania, a presidente da Agência reguladora da Colômbia, Silvia Yepes, explicou como funciona a cobrança de taxa pelos serviços envolvendo Resíduos Sólidos em seu país. Em seguida, Humberto Júnior apresentou como está o Plano Estadual de Resíduos Sólidos. Material que serviu de base para que os presentes, divididos em grupos, apresentassem sugestões para a construção do plano.