Conpam recebe consultor que avalia Mata Branca

16 de agosto de 2013 - 14:01

O presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente, Conpam, Paulo Henrique Lustosa, esteve reunido nesta manhã, sexta-feira, 16/08, com Carlos Aquino, um dos consultores externos, contratado para avaliação do Projeto de Conservação e Gestão Sustentável do Bioma Caatinga- Mata Branca, resultante de acordo de doação entre os governos dos estados da Bahia e Ceará, com recursos do Banco Mundial e Fundo Global para o Desenvolvimento do Meio Ambiente-GEF e entidade implementadora Fundação Luis Eduardo Magalhães-FLEM.

A estratégia de ação adotada pelo consultor, em cumprimento as normas do Banco Mundial possibilitou a análise de dados secundários gerados no decorrer do projeto, incluindo relatórios de progressos, registros de mídia e demais formas de comunicação seguido de visita de campo nos municípios de Tauá, Crateús e Quiterianópolis, acompanhado das técnicas Monica Carvalho e Renata Aline com articulação da técnica Renata Oliveira .

O objetivo das visitas técnicas está focado na avaliação do modelo gerencial (arranjo de implementação estabelecido no Manual de Procedimentos e sua aplicabilidade na prática para o alcance instâncias colegiadas e beneficiários diretos do projeto, expressaram seu posicionamento. Segundo o consultor, verifica-se um comprometimento quanto a proteção e uso sustentável da caatinga, bem como a formalização de parcerias efetivas com o Conpam e Unidade Gerencial do projeto-UGP_Ce no processo de construção e implementação do mesmo Segundo, Paulo Lustosa, a replicabilidade do modelo e as práticas adotadas, vem sendo integradas a projetos estratégicos de governo, exemplificando o Projeto São José III, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário.

Segundo a coordenadora do projeto Tereza Farias outras iniciativas estão em processo de pactuação destacando-se a integração com o projeto Pro jovem Campo em Tauá, que utilizará a estrutura implantada na escola Themistocles Lins Fialho, para que os alunos efetivem suas vivências práticas a partir de técnicas agrícolas e tecnologias socias adotadas com, biodigestor, mandalas, irrigação com energia solar. Outro fator relevante fundamenta-se na contribuição para melhoria de políticas públicas destacando-se a parceria com Associação Caatinga, Asa Branca, Estação Ecologica de Aiuaba, Fundação Bernardo Feitosa e Fundação Senhor Pires, Comdemas, Pacto dos Inhamuns e Assembleia Legislativa do Ceará dentre outras entidades .

A participação do setor acadêmico, e conclusão da Avaliação Ambiental Estratégica-AAE sobre a coordenação das Profs. Irles Mayorga , Patricia Sales com apoio técnico de Nájila Cabral, estão motivando pesquisadores a avaliar a metodologia adotada a exemplo do Profe. Antonio Waldimir da Universidade de Federal de Santa Catarina, em sua tese de doutorado.

Na agenda oficial, o consultor reúne-se com a presidência da Funceme e corpo técnico, em destaque o monitoramento climático e Ambiental juntamente com representantes do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga e toda equipe da UGP-Ce do Conpam, sem a dedicação e competência técnica integrada com áreas meio e fim do Conpam, não conseguiria os resultados ora avaliados positivamente.