Comitê discute proteção aos mananciais

14 de agosto de 2013 - 10:02

A efetividade das políticas de proteção de mananciais do Estado do Ceará motivou a 4ª reunião ordinária do Comitê Estadual de Segurança Hídrica na tarde de ontem, 13, no auditório do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam). Os três itens que serão avaliados no processo: fiscalização, monitoramento e educação ambiental.

O Conpam será responsável por comprovar o indicador, que terá como objetivo acompanhar as ações conjuntas entre Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) e Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) para integrar ações de fiscalização, monitoramento quantitativo e qualitativo da água e educação ambiental.

Durante a reunião foram levantados outros pontos: os laboratórios para análise da água e a questão dos reservatórios. “O Estado tem obrigação de manter os reservatórios e fiscalizar a apropriação de obras públicas por particulares”, defendeu o presidente do Conpam, Paulo Henrique Lustosa.

Nessa sexta-feira, 16, pela manhã, acontecerá na Cogerh encontro com a SRH, Agência de Defesa Agropecuária (Adagri), Semace e Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) para definir o indicador de fiscalização, com base no sistema de informações já coletado por esses órgãos. Estando prevista para o começo do mês de setembro reuniu com o Banco Mundial para apresentação dos avanços do comitê.

Estiveram presentes representantes do Conpam, Semace, Arce, Secretaria das Cidades, SRH, Cogerh, Cagece, Ipece, Adagri, SDA, Defesa Civil, Sesa, Funceme e Ideci.