Conselho discute barragem em Palmácia

12 de agosto de 2013 - 10:49

O Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental (Apa) da Serra de Baturité, formado por representantes governamentais, não governamentais e sociedade civil, discutiu em reunião ordinária, na manhã do dia 9, no Centro de Articulação da Unidade de Conservação (UC), no município de Pacoti, a construção da barragem Germinal, os impactos causados e as comunidades atendidas. Pensamentos e ações voltadas para o meio ambiente foram outros temas levantados no encontro.

A barragem, conveniada pelo Ministério da Integração Nacional e executada pelo Governo do Estado do Ceará, objetiva aumentar a oferta de água no município de Palmácia que sofre com a estiagem. A construção da barragam faz parte de um investimento do Governo Federal de R$ 3 bilhões em obras na prevenção contra a ausência de chuvas no semiárido no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

A reunião, direcionada pelo orientador de célula da UC, Adriano Sales, contou com a presença de organizações que formam o colegiado e pessoas interessadas no assunto. Estiveram os representantes: da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Alice Guedes e Moacir de Lima, da empresa JM Engenharia, responsável pela elaboração e construção da barragem, e do técnico em licenciamento da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Francisco Elder.

,