Corredor Ecológico do Pacoti ganha mais verde

23 de julho de 2013 - 16:10

“Trabalhar pelo desenvolvimento sustentável,” foi o que prometeu o presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente – CONPAM, Paulo Henrique Lustosa, ao participar na manhã de hoje, terça-feira,23/07, da solenidade lançamento do projeto de recuperação e reflorestamento de áreas degradadas, no Corredor Ecológico do Rio Pacoti. 2.500 mudas de Ipê, Cedro, Sabiá e Munguba começaram ser plantadas no entorno da lagoa de Antônio Diogo, em Redenção. Essa é a primeira parte do projeto que ainda prevê o plantio, até setembro, de mais 2.200 mudas em trechos que serão identificados.

Esse projeto é executado em parcerias. A Empresa Weber Saint-Gobain, que produz argamassa para construção, há um ano e meio instalada na região, teve como medida mitigadora induzida pela Semace, o plantio de 4.700 mudas. A supervisão e orientação é do Conpam. A Associação das Mulheres Ambientalistas de Redenção  cuidará das plantas para que sejam aguadas corretamente.

Um detalhe que chamou a atenção de Nadir Moreira, analista de SGI, da empresa Weber Saint-Gobain, foi não encontrar no município onde a empresa está localizada, Pacatuba, nenhuma área degradada. “ Buscamos até por imagens aéreas e não vimos clareira. Foi ai que resolvemos procurar no entorno. Somos uma empresa com responsabilidade sócio ambiental”, salientou.

O prefeito de Redenção, Manoel Bandeira, já pediu ao supervisor do Corredor Ecológico, Inácio Prata, para agendar uma reunião, na qual, quer sugerir três locais para as futuras ações. Disse que o município se dispõe a abraçar uma causa que é de todos: a ambiental.

Uma muda de Ipê foi plantada em conjunto pelas autoridades. O presidente do Conpam, Paulo Henrique Lustosa pousou ao lado do prefeito de Redenção, Manoel Bandeira, da presidente da Associação das Mulheres Ambientalistas de Redenção, Leilá Lopes, da analista de SGI a empresa Weber Saint-Gobain, da unidade de Pacatuba, Nadir Moreira, do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, César Fernandes, do supervisor da Unidade de Conservação, Inácio Prata, dos secretários Elias Liberato, Paulo Marcelo e Eraldo.

De acordo com Inácio Prata, o que se deseja é fazer a reposição dos espaços públicos em áreas livres dos municípios que estão no Corredor Ecológico do rio Pacoti. O Presidente sugeriu que essa parceria também ocorra em atividades de educação ambiental.

Elizabeth Rebouças
31011235-88482022