Conpam apoia projeto sobre tatu-bola

20 de junho de 2013 - 13:47

Com a escolha do tatu-bola como mascote da Copa do Mundo de 2014, a espécie ganhou ainda mais visibilidade. Com ela, vieram à tona também a realidade do animal: a presença na lista de espécies ameaçadas de extinção. “O tatu-bola é um protagonista da Copa. Nossa intenção é torná-lo embaixador da caatinga, preservando a espécie”, disse Rodrigo Castro, secretário executivo da Associação Caatinga, durante reunião com o presidente do Conpam, Paulo Henrique Lustosa.

O objetivo do encontro foi firmar parceria com o Governo do Estado para o projeto “Tatu-bola e a Copa do Mundo Fifa Brasil 2014: juntos marcando um gol pela sustentabilidade”, da Associação Caatinga. O projeto envolve ações de estudo científico, pesquisa local e educação ambiental.

De acordo com Paulo Henrique Lustosa, deverão ser lançados editais que financiem pesquisas e estudos. No entanto, a situação seria ainda mais ampla. “O tatu-bola veio dar visibilidade a uma questão muito maior. A intenção, dessa forma, é voltar os cuidados não somente para uma espécie ameaçada, mas também para o restante e para o próprio bioma da Caatinga”, explica Lustosa. Questões como a seca e a convivência das atividades econômicas com o semiárido também devem ser pensadas junto ao tema, segundo o presidente do Conpam.

Assessoria de Comunicação do Conpam
Marcello Soares – Estagiário
3101-1235