Conpam celebra Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca

14 de junho de 2013 - 12:11

Em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca, o Conselho de Políticas e Gestão do Meio ambiente (Conpam) realiza hoje (17), às 14h, evento na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. O objetivo é difundir as ações do Estado relacionadas à desertificação. O presidente do Conpam, Paulo Henrique Lustosa, estará presente na solenidade.

Serão realizadas palestras sobre os temas “Experiências do Projeto Mata Branca na Convivência com o Semiárido” (ministrada pela assessora de projetos especiais do Conpam, Tereza Farias), “A Funceme no contexto da desertificação” (chefe do núcleo de meteorologia, Meiry Sayuiri Sakamoto) e “Ações Ambientais do Projeto São José”, (assessor ambiental da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Hermínio José Moreira Lima). Além disso, haverá o lançamento do livro “Levantamento de reconhecimento de média intensidade dos solos – Mesorregião do Sul Cearense”.

A data é celebrada anualmente desde 1995. Proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o dia visa promover a sensibilização pública relativa à cooperação internacional no combate à desertificação e os efeitos da seca. A comemoração contará com a parceria da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, através da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido.

Conforme o Ministério do Meio Ambiente (MMA), ao longo dos anos, a ocupação humana e a exploração dos recursos naturais vêm impactando as regiões secas do país, provocando a degradação da terra, a perda da cobertura vegetal nativa e a redução da disponibilidade de água. A intensificação de tais processos levou crescentes frações dessas regiões à condição de áreas degradas, fenômeno caracterizado como desertificação.

Saiba mais

No Ceará, as áreas mais fortemente atingidas, conforme o professor Marcos Nogueira, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), apresentam uso desordenado dos recursos naturais com práticas agrícolas primitivas, queimadas indiscriminadas e inadequação dos sistemas produtivos. O processo pode ser verificado nos municípios de Irauçuba, Jaguaribe e Inhamuns, o que corresponde a um espaço territorial de quase 30 mil km², cerca de 23% da área do Estado.

Assessoria de Comunicação do Conpam
Ester Oliveira