Ação ambiental com lutadores do UFC marca manhã no Cocó

7 de junho de 2013 - 15:27

Prevista na programação oficial da Semana Estadual do Meio Ambiente, o plantio de mudas com a presença dos lutadores convidados do UFC no Parque do Cocó aconteceu hoje (7), às 10h. A ação teve como objetivo neutralizar o impacto das emissões de carbono geradas pelo The Ultimater Fighter Brasil 2 Finale, que acontecerá no Ginásio Paulo Sarasate, amanhã (8), em Fortaleza. Segundo o UFC, será o primeiro evento sustentável da Organização já realizado em todo o mundo.

Estavam presentes os lutadores Demian Maia e Glover Teixeira, além da octagon girl Camila Oliveira. Ainda, o presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Paulo Henrique Lustosa, e o secretário de esporte do estado, Gony Arruda. O ipê, catanduva e pau-branco estavam entre as espécies plantadas. O evento foi reservado à imprensa e contou com a participação especial de alunos do Centro Educacional Teresinha Pereira.

Saiba mais:

Em 2011, o Governo do Estado do Ceará adotou uma política de emissões de carbono, conforme as diretrizes do Ceará Carbono Zero. O programa tem ênfase no apoio a investimentos em fontes de energia renovável (especificamente, solar e eólica), a proteção da biodiversidade da Caatinga, a implementação de uma política de resíduos sólidos, bem como um conjunto de esforços para mitigar e compensar as emissões. O Governo do Estado estabeleceu um conjunto de ações voltadas para compensar o dióxido de carbono (CO2) produzido em grandes eventos que vão acontecer no Ceará ao longo dos próximos anos, como a Copa do Mundo da FIFA, a Copa das Confederações e o evento do UFC neste sábado, dia 08. alt

O programa do Governo do Estado desenvolve um inventário de todas as emissões de carbono do evento, incluindo as viagens do público ao ginásio, o cálculo das emissões totais de gases de efeito estufa – com base no Protocolo de Gases de Efeito Estufa aprovado pelas Nações Unidas, ajustado às condições ambientais da região – e a compensação das emissões através do plantio de árvores, usando espécies nativas como forma de proteger e preservar o ecossistema local.

“Como um líder mundial em esportes, o UFC está feliz em promover a conscientização e ajudar ainda mais essa ação ambiental do Governo do Estado”, disse Lorenzo Fertitta, CEO da Zuffa, LLC, dona do UFC. “Com atletas de todos os cantos do mundo e os fãs de todo o mundo, estamos orgulhosos de fazer parte de uma iniciativa que reduz a ‘pegada’ de carbono de eventos esportivos.”

alt

alt

alt

alt

alt

alt