Monumento Natural Monólitos de Quixadá

31 de maio de 2013 - 16:30

1. APRESENTAÇÃO

O Monumento Natural Os Monólitos de Quixadá, unidade de conservação de proteção integral, foi criada por meio do DECRETO Nº 26.805, de 25 de outubro de 2002. A unidade abrange uma área delimitada pelas seguintes coordenadas geográficas: Latitude Sul entre 04° 54’ e 05° 02’ e Longitude Oeste entre 38° 53’ e 39° 06’. Localiza-se no Município de Quixadá, a aproximadamente, 158 Km de Fortaleza. O principal acesso a esta Unidade de Conservação se dá, partindo de Fortaleza, pela Rodovia CE 060. A administração é responsabilidade da Secretaria do Meio Ambiente – SEMA.

2. JUSTIFICATIVA DE CRIAÇÃO

Justifica-se sua criação em face da raridade e beleza cênica de grande valor ecológico e turístico dos campos de inselbergs existentes na região de Quixadá e da necessidade de proteção à riqueza natural que garante equilíbrio ecológico ao Sertão Central, dada a sua natural fragilidade e permanente estado de risco face às intervenções antrópicas.

3. CARACTERÍSTICAS GERAIS

Nas áreas inseridas nesta unidade de conservação, existem formações geomorfológicas, conhecidas tecnicamente como Inselbergs, cujo significado toponímico é “curral de pedras”. Localmente são chamados de serrotes ou monólitos.

Trata-se de unidade de conservação, cujo diploma legal encontra-se em processo de revisão pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), considerando que a área relativa ao conjunto de Inselbergs de Quixadá já se encontra, em parte, sob a responsabilidade legal do IPHAN, por abrigar sítios arqueológicos em grande parte ainda desconhecidos, carecendo de estudos complementares.

4. ATIVIDADES PROIBIDAS

• A retirada ou desmonte dos campos de inselbergs, das formações rochosas, bem como a implantação de equipamentos em suas estruturas naturais;
  • A realização de obras civis, de terraplenagem e a abertura de estradas, bem como sua manutenção, quando essas iniciativas importarem em sensíveis alterações das condições ecológicas dos campos de inselbergs;
  • A marcação, gravura ou qualquer alteração da formação natural dos monólitos;
  • Demais atividades danosas previstas na legislação ambiental.

5. PROBLEMAS AMBIENTAIS

Os principais problemas existentes nesta unidade são decorrentes da ação antrópica, como: desmatamento, queimadas e extração mineral.

Além das fiscalizações pela Semace, a colaboração da sociedade é imprescindível na gestão desta unidade de conservação, denunciando as agressões ao meio ambiente e adotando atitudes que propiciem o desenvolvimento de uma consciência ecológica na população e nos visitantes.

6. ADMINISTRADOR

Secretaria do Meio Ambiente – SEMA. Telefone: (85) 3101-5550

7. PARCERIAS

Prefeitura Municipal de Quixadá;
Associações comunitárias e de classe;
Organizações Não-Governamentais;
Universidade Federal do Ceará (UFC);
Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

8. ATIVIDADES

8.1. Permanentes

Fiscalização e monitoramento;
Licenciamento ambiental;
Realização de campanhas educativas/informativas junto às comunidades locais e população flutuante.

8.2. A ser realizadas:

Revisão e atualização do Plano de Manejo;
Revisão da poligonal;
Projeto de Comunicação Visual, Sinalização e Mobiliário.