Monumento Natural das Falésias de Beberibe

31 de maio de 2013 - 15:00

1. APRESENTAÇÃO

O Monumento Natural das Falésias de Beberibe é uma unidade de conservação de proteção integral, criada por meio do DECRETO Nº 27.461, de 04 de junho de 2004. Abrange uma área de 31,29 hectares e um perímetro de 5,709km.
Localiza-se a aproximadamente 87 km de Fortaleza, no Município de Beberibe, Litoral Leste cearense. O principal acesso a esta unidade de conservação se dá, partindo de Fortaleza, pela Rodovia CE 040. A administração é feita pela Secretaria do Meio Ambiente – SEMA.

2. JUSTIFICATIVA DE CRIAÇÃO

Justifica-se sua criação em face da necessidade de proteção e conservação das formações naturais do litoral cearense de notório valor paisagístico, representadas pelas falésias e dunas, que se revestem de grande importância ecológica e acentuada fragilidade natural, além da necessidade de ordenamento da atividade turística no local e da ocupação do solo em seus limites e em sua zona de amortecimento.

3. CARACTERÍSTICAS GERAIS

As áreas inseridas nesta unidade de conservação abrangem falésias vivas e dunas móveis, além de dunas em processo de fixação localizadas nas adjacências do Monumento. Geologicamente, a área caracteriza-se em sua maioria, pelos sedimentos terciários pertencentes a formação Barreiras, que acompanha a linha da costa e aflora na linha de praia, formando falésias vivas, com porte mais expressivo no setor oeste, ou seja, nas imediações das localidades de Morro Branco e Praia das Fontes.

Sobrepondo-se aos sedimentos da Formação Barreiras, ocorrem as dunas edafisadas, geração mais antiga de dunas que apresentam o desenvolvimento de processos pedogenéticos, com consequente fixação de vegetação de maior porte. As dunas móveis são formadas a partir da acumulação dos sedimentos removidos da praia e, em geral, se apresentam capeando a geração de dunas mais antigas, embora em alguns locais estejam assentadas diretamente sobre os sedimentos da Formação Barreiras.

A alta condutividade hidráulica dos sistemas dunares conectados às falésias favorecem a infiltração da água doce formando pequenas fontes, que são utilizadas pelos visitantes e população circunvizinha como alternativa ao banho de mar.

4. COMUNIDADE

A população do município de Beberibe, os veranistas e os turistas usufruem das riquezas ambientais da área, através do desenvolvimento da pesca e das atividades turísticas e de lazer. Inseridas na Zona de Amortecimento do Monumento Natural das Falésias de Beberibe, existem cinco comunidades que sobrevivem diretamente da utilização de seus recursos naturais, basicamente da pesca e do turismo. São elas: Beberibe, Praia do Morro Branco, Praia da Tabuba do Morro Branco, Praia das Fontes e Praia do Diogo.

5. ATIVIDADES PROIBIDAS

• A retirada ou desmonte das formações geológicas que compõem as falésias, incluindo a vegetação que as protegem e/ou circundante, natural ou não;
• A construção ou a reforma, a realização de obras civis, de terraplenagem, a abertura de vias ou o cercamento sobre as formações geomorfológicas que compõem as falésias;
• A marcação, gravura ou qualquer alteração humana sobre as falésias, que descaracterize sua apresentação visual natural;
• A realização de competições, motorizadas ou não, que envolvam movimentações de coisas e/ou de pessoas;
• Demais atividades danosas previstas na legislação ambiental.

6. PROBLEMAS AMBIENTAIS

Os principais problemas existentes nesta unidade são decorrentes da ação antrópica: retirada de areia das falésias pra uso no artesanato local, inscrições nas falésias, entrada de triciclos, motos e buggys e outros problemas decorrentes da atividade turística desordenada.

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realiza fiscalizações na área. Entretanto, a colaboração da sociedade é imprescindível na gestão desta unidade de conservação, denunciando as agressões ao meio ambiente e adotando atitudes que propiciem o desenvolvimento de uma consciência ecológica na população e nos visitantes.

7. ADMINISTRAÇÃO

Secretaria do Meio Ambiente – SEMA. Telefone: (85) 3101-5550

8. PARCERIAS

• Prefeitura Municipal de Beberibe;
  • Associação dos Hoteleiros;
  • Associação Comunitária do Morro Branco;
  • Associações dos Bugueiros (onze);
  • Associação dos artesãos;
  • Associação dos ambulantes;
  • Colônia de Pescadores.

9. ATIVIDADES

9.1. Permanentes

• Fiscalização e monitoramento;
  • Licenciamento ambiental na área de amortecimento;
  • Educação Ambiental;
  • Realização de campanhas educativas e informativas junto às comunidades locais, da Zona de Amortecimento e flutuante;

9.2. Ações a serem realizadas para 2014:

• Elaboração e implantação do Projeto de Comunicação Visual, Sinalização e Mobiliário;
  • Ações sistemáticas de Educação Ambiental;
  • Elaboração e produção de material educativo e informativo;
  • Cercar as principais entradas no Monumento para coibir entrada de motos, triciclos e buggys;
  • Isolar dentro do Labirinto, áreas de risco para os visitantes, com cerca para evitar acidentes e danos às falésias (provocando desmoronamentos).

9.3. Proposta para 2014:

• Construção de um Centro de Visitantes e Sede.