Estação Ecológica do Pecém

31 de maio de 2013 - 14:57

ESTAÇÃO ECOLÓGICA DO PECÉM

 1.APRESENTAÇÃO

A Estação Ecológica (ESEC) do Pecém, criada por meio do Decreto Estadual Nº 30.895, de 20 de abril de 2012, é uma Unidade de Proteção Integral, de acordo com a Lei 9.985 de 2000, e localiza-se nos municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, Estado do Ceará, a 57 km de Fortaleza. Os principais acessos são pela via Estruturante, CE 085 e CE 421. Possui uma área de 973,08 hectares (ha), com o município de Caucaia com 601,0402 hectares e 372,0451 hectares em São Gonçalo do Amarante. Situada entre as coordenadas geográficas: 3°36’10,42” e 3°33’1,04” de latitude Sul e entre 38º51’32,47” e 38º46’57,63” de longitude Oeste.
Além da localização entre as Áreas de Proteção Ambiental do Pecém e Área de Proteção Ambiental do Lagamar do Cauípe, a Estação Ecológica do Pecém faz parte do Plano Diretor do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).
Administrada pela Secretaria do Meio Ambiente – Sema, a gestão ambiental da ESEC do Pecém ocorre através do Conselho Consultivo, com reuniões sistemáticas, formado por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais e organizações não governamentais.


2. OBJETIVO DE CRIAÇÃO

A Unidade de Conservação (UC) objetiva a preservação do ecossistema de dunas, móveis e edafizadas, dos cursos hídricos, da fauna e flora que compõem as áreas próximas à construção do Complexo Industrial do Pecém (CIPP).
A Estação Ecológica do Pecém funciona como um laboratório vivo e prevê pesquisas científicas onde poderão ser encontradas espécies bioindicadoras do estado vital do ecossistema, servindo de corredor ecológico para as Unidades de Conservação APA do Lagamar do Cauípe e APA do Pecém, considerando sua situação geográfica entre essas duas APA’s. Juntas formam um cinturão verde, protegendo o ecossistema costeiro.
A visita pública é permitida quando com objetivo educacional, de acordo com o que dispuser o Plano de Manejo da unidade ou regulamento específico.

3. CARACTERÍSTICAS GERAIS

A Estação Ecológica do Pecém ocupa uma área de grande riqueza biológica, com diversidade faunística e florística. A beleza cênica dos cordões de dunas móveis e edafizadas completa-se com alguns córregos provenientes de afloramentos de aqüíferos e a formação de lagoas interdunares.
A área de abrangência da Estação Ecológica do Pecém apresenta vegetação do tipo Complexo Vegetacional Litorâneo, englobando ambientes lacustres interdunares e tabuleiros pré-litorâneo. As paleodunas, localizadas no Município de Caucaia, formam cordões de direção aproximadamente leste-oeste, posicionados à retaguarda das dunas recentes. Sendo formadas por areias bem selecionadas, de granulação fina a média, por vezes siltosa, quartzosas e/ou quartzo-feldspáticas, com tons amarelados, alaranjados ou acinzentados. Trata-se de uma geração mais antiga de dunas, apresentando o desenvolvimento de processos pedogenéticos, com a consequente fixação de um revestimento vegetal de maior porte constituído por densa vegetação, e trechos completamente preservados.

FAUNA e FLORA encontrada na Estação Ecológica do Pecém:

FAUNA – Artrópodes: Bothriurus rochai (Escorpião), Tityus stigmurus(Escorpião), Grammostola rosea (Caranguejeira), Otostigmus sp.(Lacraia), Scolopendra gigantea(Lacraia). Anfíbios: Rhinella jimi(Sapo cururu),Dermatonotus muelleri (Rã manteiga), Elachistocleis ovalis(Rã de barriga amarela), Elachistocleis piauiensis(Sapo apito),Leptodactylus aff. thomei (Sapo), Leptodactylus fuscus(Gia),Leptodactylus vastus (Rã Pimenta), Physalaenus cuvieri (Rã cachorro),Proceratophrys cristiceps (Sapo Boi), Scinax x-signatus (Raspa Cuia). Serpentes: Boa constrictor(Jibóia), Liophis viridis(Cobra Verde), Oxybelis aenus(Cobra Cipó), Spilotes pullatus(Caninana),Micrurus ibiboboca(Cobra Coral), Thamnodynastes aff. Pallidus(Jararaca do Rabo Fino).Lagartos: Iguana iguana (Camaleão), Colobosauroides cearensis (Pilho de Cobra), Mabuya heathi(Briba Brilhante).Aves: Caprimulgus parvulus(Bacurau pequeno), Cathartes aura (Urubu de Cabeça Vermelha), Cathartes burrovianus(Urubu de Cabeça Amarela), Vanellus chilensis (Quero Quero), Columbina squammata(Rolinha cascavel), Penelope sp.(Jacú),Polyborus plancus (Carcará), Turdus rufiventris(Sabiá),Guira guira(Anu Branco), Todirostrum cinereum( Sibite relógio). Mamíferos: Cerdocyon thous(Raposa), Felis catus(Gato doméstico), Leopardus wiedii (Gato Maracajá),Molossus sp. (Morcego), Euphractus sexcintus (Peba), Didelphis albiventris (Cassaco), Gracilinanus agilis(Rato de Cassaco), Monodelphis domestica (Cuíca do rabo curto), Thrichomys apereoides( Punaré), Mus musculus (Rato), Galea spixii (Preá) e Callithrix jacchus (Soim).

Flora: Protium heptaphyllum (Aubl.) Marchand (Almesca), Plathymenia reticulata Benth (Acende Candeia), Andira surinamensis (Angelim),Stryphnodendron adstringens (Mart.) Coville (Barbatimão),Ormosia arborea (Vell.) Harms (Cajarana Brava),Nectandra grandiflora Nees (Canelão), Surenus fissilis (Vell.) O. Kunt(Cedro),Sterculia Striata A. St.-Hil. e Naudin(Chichá),Xylopia sericea A. St.-Hil. (Embiriba),Senegalia polyphylla (DC.) Britton e Rose (Espinheiro Preto), Chrysobalanus icaco L.(Guajiru),Astronium fraxinifolium Schott ex Spreng.(Gonçalo Alves),Tabebuia impetiginosa (Ipê Roxo),Tabebuia aurea Silva manso Benth.(Ipê Amarelo doLitoral),Himatanthus obavatus (Mull. Arg.) Woodson(Janaguba),Hymenea courbaril (Jatobá),Genipa americana L. (Jenipapo),Caesalpinia ferrea Mart. ex Tul. var. ferrea (Jucá),Piptadenia viridiflora (Kunth) Benth.(Jurema Branca), Aniba intermedia (Meins.)Mez (Louro),Humiria balsamifera Aubl.(Mangue Bravo), Agonandra brasiliensis Miers exBenth e Hook. f(Marfim),Bauhinia cheilantha (Mororó),Byrsonima sericea DC.(Murici),Tapirira guianensis Aubl (Pau Pombo), Luetzelburgia auriculata (Pau Mocó),Chamaecrista ensiformis (Vell.) H. S. Irwin( Pau Ferro),Cochlospermum vitifolium (Willd.)Spreng.(Pacotê), Coutarea hexandra (Jacq.) K. Schum (Quina Quina), Mimosa caesalpiniifolia benth(Sabiá),Enterolobium contortisiliquum (Vell.) Morong (Timbaúba),Cecropia glaziovi Snethlage (Torém)e Cecropia glaziovi Snethlage (Visgueiro).

4. COMUNIDADES

As comunidades tradicionais inseridas na ESEC do Pecém são as do Matões, Amarelas, Baixa das Carnaúbas, Paul, Bolso, Currupião, Varjota, Vila Colônia do Pecém, Vila Gorete e Planalto Pecém(Mutirão). A maioria formadas por pescadores e pequenos agricultores. As duas últimas formadas atualmente por moradores que, na maioria, trabalham em empresas do complexo industrial e portuário do Pecém entre, outros serviços.

5. PROBLEMAS AMBIENTAIS

Os principais problemas ambientais estão relacionados as invasões na área da Estação Ecológica do Pecém para as mais diversas finalidades:

    Extração de madeira

    Plantios temporários

    Caça de animais silvestres

    Lavagem de roupas nos riachos

    Lazer nas lagoas interdunares

    Uso de veículos 4×4 e quadriciclos

    Queimadas

6. ADMINISTRAÇÃO

Secretaria do Meio Ambiente – Sema- Telefone: (85) 3101.5550
Orientadora de Célula: Aline Parente Oliveira
Formação Profissional: Mestre em Geografia  
E-mail: aline.parente@sema.ce.gov.br  
Telefone: (85) 987260300
Disque Natureza – 0800 275 22 33

7. TURISMO

A importância do turismo na economia do Ceará tem despertado interesse crescente pela capacidade de gerar grandes retornos e pelos efeitos multiplicadores dos investimentos realizados nesta área. É conhecido também o fato de que o turismo favorece regiões onde o meio ambiente encontra-se preservado, mas que carecem de atividades econômicas capazes de reduzir a pobreza das populações locais.Apresenta quatro trilhas ecológicas: Pedra Encantada, Jaguatirica, Raposa (localizada no município de Caucaia) e Urubu (situada no município de São Gonçalo do Amarante). Embora não seja permitida a visitação em massa, pois trata-se de uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, a criação da Estação Ecológica do Pecém garante um suporte essencial ao turismo que é a manutenção da paisagem.
Ressalte-se que, quanto à cultura local, na área de entorno da UC, acontecem as festas juninas e religiosas, além de um artesanato formado por rendas, bordados, labirintos, cordas, palhas de carnaúbas e redes.

8. PARCERIAS

    Batalhão de Polícia Militar Ambiental – BPMA

    CBM- Corpo de Bombeiros Militar.

    Prefeituras Municipal de São Gonçalo do Amarante e de Caucaia

9. ATIVIDADES

  • Promoção de pesquisas e estudos técnicos no âmbito da preservação e conservação ambiental;
  • Realização de inspeções técnicas e monitoramento ambiental, bem como avaliação de estudos ambientais;
  • Elaboração de diagnósticos e análise de normas e critérios;
  • Identificação da vulnerabilidade ambiental e adotação de medidas de preservação e conservação de seus recursos ambientais;
  • Articulação, elaboração de minuta de decreto de criação, em prol da regularização do funcionamento do Conselho Gestor;
  • Execução de programas, planos e projetos em benefício das Unidades de Conservação;
  • Elaboração de pareceres, anuências, termos e relatórios, ofícios e comunicações internas;
  • Realização do atendimento ao público, participação de audiências públicas de interesse das Unidades de Conservação;
  • Participação da elaboração, implantação e atualização dos planos de manejo da unidade de conservação;
  • Participação sistemática na educação ambiental na Unidade de Conservação;
  • Realização de campanhas educativas/informativas junto às comunidades locais e população flutuante;
  • Formação e reuniões do Conselho Gestor.
  • Capacitação ambiental junto à comunidade;
  • Coleta e levantamento de dados de resíduos sólidos;
  • Revisão do Projeto de comunicação visual e sinalização;
  • Elaboração de TOR para atualização de Plano de Manejo
  • Reunião com as comunidades da UC;
  • Execução de outras atividades correlatas.


LOCALIZAÇÃO
: Rodovia CE 348, 58Km, São Gonçalo do Amarante – distrito Pecém, CEP: 62674- 000. Ponto de Referência: à esquerda , 200 metros do Trevo Rodoviário do Pecém, vizinho a Sede Administrativa da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.