Grupo de trabalho debate sobre segurança alimentar

28 de maio de 2013 - 11:37

Desde 2012, o Ceará possui um Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. Para analisar diretrizes do plano e receber a colaboração de outras secretarias, foi realizada hoje (28) uma reunião do grupo de trabalho de Segurança Alimentar. O encontro ocorreu no auditório do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam).

Diversas instituições estaduais compareceram para sugerir indicadores que, dentro da própria área de atuação, estejam relacionados à segurança alimentar. Além do Conpam, participaram Secretaria da Pesca, Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), Secretaria das Cidades, Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica (Ipece), Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e Secretaria da Saúde (Sesa).

O grupo de trabalho avaliou planilhas elaboradas por secretarias, contendo ações internas que têm relação direta com a área de segurança alimentar. “O Conpam vai se debruçar sobre os programas que desenvolve e, a partir disso, vai elencar projetos que possam compor nossa planilha de indicadores”, explicou Viviane Monte, orientadora de célula do Conpam. Segundo ela, a coordenadoria de Educação Ambiental tem contribuições significativas “devido à interface com a temática”.

Em todo o país, somente Ceará e Pernambuco possuem um Plano de Segurança Alimentar. De acordo com o consultor Ricardo Kaminski, o Ceará está “em constante avanço” na criação de um Sistema de Monitoramento e Avaliação. “Nosso objetivo agora é pinçar projetos de cada secretaria e pensar a política pública como um todo, dentro do sistema de monitoramento. A partir da proposição de cada órgão, vamos trabalhar no fechamento de uma matriz para o plano”, explica Ricardo.