Nova trilha na Apa da Serra de Baturité é vistoriada por equipe

9 de maio de 2013 - 16:26

A nova trilha no Campo da Batalha, no município de Guaramiranga, foi mapeada pela equipe do centro de articulação da Apa da Serra de Baturité, na última terça-feira, 7. A ação teve como objetivo conhecer e fazer um levantamento topográfico e fotográfico do trajeto, altimetria, extensão e reconhecimento de espécies da vegetação nativa.

Várias espécies de plantas nativas foram encontradas durante o trajeto, tais como: ipê branco, pau -ferro, ipê roxo, sabiá imbu, limãozinho e cedro branco. Ainda, orquídeas e bromélias nativas. “A nova trilha, juntamente com as duas já existentes (nomes a definir), servirá para a educação ambiental da população, dos estudantes de várias áreas e municípios, pesquisadores, turistas, entre outros”, destaca a técnica em atendimento da Apa da Serra de Baturité, Patrícia Jacaúna.

A Mata Atlântica onde está localizada a Trilha do Ipê branco, também serve de habitat para a avifauna local endêmica, como o periquito da cara suja, pássaro guaramiranga, sabiá, galo campina, saíra, beija-flor, e animais de pequeno porte, entre eles, macacos, soins e quandús.

alt

alt