Associação Caatinga apresenta resultados de projetos

9 de maio de 2013 - 13:53

Resultados positivos para a caatinga foram apresentados na manhã de hoje (9) na Federação das Indústrias do Ceará (Fiec). Trata-se do projeto “Caatinga Preservada: Segurança Hídrica e Emissão Evitada de Carbono no Semiárido”, uma iniciativa da Associação Caatinga e apoiada pela empresa MPX.

Em 30 meses, o projeto atuou em 12 municípios do interior do estado. Entre os resultados obtidos, estão a adequação ambiental de propriedades rurais, a criação de dez Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), elaboração de planos de manejo em cinco RPPN, emissão evitada de 642 mil toneladas de carbono, proteção de 36 nascentes e cursos d’água.

O presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Paulo Henrique Lustosa, participou da mesa de abertura. Ele destacou o papel da Associação Caatinga para o resultado do projeto. “O terceiro setor não substitui o estado, mas pode e deve influenciá-lo, com novas políticas públicas”, disse.

Para o superintendente da Semace, Ricardo Araújo, a criação de novas RPPN representa um ganho ambiental significativo. “Nosso estado tem uma matriz muito voltada para o uso da lenha. A criação de RPPN, além da questão do manejo florestal, trazem consequências ambientais bem favoráveis”, explicou. Representando o Sistema Fiec e a Associação Caatinga na mesa de abertura, Edgar Gadelha reforçou a necessidade de dar prosseguimento a iniciativas semelhantes. “Nosso grande desafio é não se acomodar. Somos um caso de sucesso, mas precisamos multiplicar os frutos”, defendeu.