Cultura e artesanato no último dia da Semana Estadual da Caatinga

29 de abril de 2013 - 12:55

Em meio ao verde das árvores que decoram a Praça Luíza Távora, havia um pedaço da caatinga cearense. Debaixo de garoa, o último dia (29) da Semana Estadual da Caatinga foi marcado por exposições artísticas e culturais. Quem parou para conferir o evento, que trazia apresentações de dança regional, foi convidado também para aprender mais sobre o bioma, por meio de banners espalhados por todo o espaço.

Utensílios, réplicas de animais e objetos diversos: tudo podia ser visto nas mesas da exposição. E tudo à base de carnaúba, árvore típica da caatinga. “O lixo da natureza tornou-se luxo. Tudo pode ser aproveitado, a ordem é reciclar”, disse Afro Negrão, presidente do Memorial da Carnaúba, de Jaguaruana (CE). A organização reúne 20 artesãos, que aliam a reciclagem à renda extra. “Eles têm o dom. Nosso dever é multiplicar e permitir que mais pessoas conheçam a carnaúba”, completa.

O evento foi aberto com a apresentação cultural do grupo de dança “Cabra Arretado”, do município de Tejuçuoca (CE). Além da música característica, a riqueza arqueológica da caatinga também esteve em evidência, com a exposição de pinturas e objetos rupestres. Cartilhas e cartazes mostravam a importância do bioma para a questão ambiental no Nordeste e no Brasil.

Segundo Tereza Farias, coordenadora da Assessoria de Projetos Especiais do Conpam, ainda há “desinteresse” da população urbana em relação à caatinga. “É possível notar que a cidade, principalmente os jovens, tem desinteresse pelo tema, por achar que é uma realidade muito distante deles. Mas não é bem assim. E uma maneira de mudar essa concepção é investir na cultura como peça fundamental na educação ambiental, que não é somente formada pelo conhecimento técnico”, disse Tereza, destacando a presença de autoridades e estudantes de escolas públicas e privadas no evento.

Homenagem

Ainda hoje (29), a partir das 15h, a Semana da Caatinga entrega a medalha ambientalista Joaquim Feitosa. O homenageado será o professor Mauro Ferreira Lima, com atuação destacada na área de manejo florestal. Além disso, também será entregue uma menção honrosa a Joaquim Jorge Moura, como reconhecimento à dedicação e à qualificação profissional em defesa da conservação da caatinga. A solenidade ocorre no plenário da Assembleia Legislativa do Ceará.

Assessoria de Comunicação do CONPAM
3101.1234