Metodologia da Conferência do Meio Ambiente é repassada

24 de abril de 2013 - 11:28

Dias 16 e 17 de abril, em Brasília, na sede do Ibama, aconteceu o Curso de Formação da Metodologia da Conferencia Nacional do Meio Ambiente. Cada Estado foi representado por três membros de suas Comissões Organizadoras Estaduais -COE, do estado do Ceará estavam presentes Maria José Holanda,Coordenadora da COE do estado do Ceará, Massilia Santos – Orientadora da Célula de Articulação Social e Luiz Pragmácio Ferreira -Aprece.Hoje, pela manhã, Maria José Holanda repassou para a Coordenação de Desenvolvimento Sustentável, Educação Ambiental e Articulação Social e a membros da Consultoria do Plano de Resíduos Sólidos. Na próxima sexta-feira, 26, a multiplicação das informações serão feitas no Ibama Ceará.

A proposta é debater a Política Nacional dos Resíduos Sólidos e a mudança nos padrões de produção e consumo, explorando os eixos temáticos da Educação Ambiental, Geração de Emprego, Trabalho e Renda, Impactos Ambientais e Produção e Consumo Sustentáveis. O Ceará acrescentou o quinto item: Plano de Resíduos Sólidos. A expectativa da coordenadora de Desenvolvimento Sustentável, Maria Dias, é sair da conferência com um relatório de percepção para compor o plano.

A primeira Conferência  Regional ocorrerá dia 7 de maio, em Crateús, de um total de 11 no Estado. Cada município que se dispuser, pode fazer sua discussão, inclusive hoje  Barreira está realizando a sua, e apresentará as conclusões na Regional.  As ações prioritárias das regionais serão discutidas na Estadual e consequentemente levadas à Nacional.O lema é: “Vamos cuidar do Brasil sem lixão”. A ideia é de engajamento da sociedade, governo e empresários nesse processo de democracia participativa.