Semana Estadual da Caatinga ressalta importância do bioma

22 de abril de 2013 - 11:36

Teve início na manhã de hoje (22) a Semana Estadual da Caatinga, promovida pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), em parceria com o Sistema Nacional de Meio Ambiente, Conselho Nacional e Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga. O evento ocorre na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).

Quem chega para o evento pode observar uma enorme estrutura inflável, que se assemelhava a um mandacaru. Dentro dela, um vasto acervo sobre a fauna, flora e clima que predominam no Nordeste. Foi dessa forma que a Associação Caatinga trouxe a exposição “Caatinga: um novo olhar, entre nesse clima”, disponível para visitação no pátio da Fiec durante toda a semana.

O presidente do Conpam coordenou a mesa de abertura dos trabalhos. Segundo Paulo Henrique Lustosa, a proposta da semana é avaliar “se avançamos ou não” nos pontos da Declaração da Caatinga, enviada à Rio+20. “O evento é representativo da urgência de trabalharmos de forma integrada: estado, empresa, academia e organizações da sociedade civil”, disse.

Para o deputado estadual Dedé Teixeira, que também compôs a mesa, a Assembleia Legislativa está inserida nos debates sobre o bioma Caatinga, em virtude das buscas por soluções contra a seca que atinge o estado. “São questões cíclicas, temos que aprender a conviver com isso e a discutir suas causas e soluções não só no período de estiagem”, defende. A professora da UFC, Irles Mayorca, mostra que a universidade está antenada com os acontecimentos e citou como exemplo que: antes da TV Globo levar ao ar a novela Flor do Caribe, que mostra roupas com rendas de bilros, aqui se fez uma dissertação sobre a importância dessa arte.

Para o titular da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Ricardo Araújo, essa é a chance de “pensar a Caatinga como patrimônio nacional”, incentivando os estudos no local, que, segundo ele, ainda são “insuficientes” se comparados a outros biomas, como o Amazônia. O representante da Associação Caatinga, Rodrigo de Castro, reforçou a importância de debates sobre o tema. “A caatinga ocupa 10% do território brasileiro, com sua exuberância, cultura e riqueza. Discutir sua preservação não é barrar o desenvolvimento, mas sim qualificar a produção. É uma visão agregadora”.

Programação

Após a abertura do evento, teve início o primeiro painel, com a discussão dos compromissos firmados pelo Ceará na Declaração da Caatinga. Dos 56 compromissos, o estado assumiu 23. A coordenadora da Assessoria de Projetos Especiais do Conpam (Aspe), Tereza Farias, expôs os avanços do estado, a partir da colaboração do projeto Mata Branca. “Até o final de 2013, deveremos marcar um seminário técnico para revermos e explicarmos os compromissos firmados”, disse Tereza.

Na próxima segunda-feira (29), a partir das 9h, o evento prossegue na Praça Luiza Távora, com stands de exposições artísticas e culturais. À tarde, às 15h, o evento encerra as atividades na Assembleia Legislativa do Ceará. Na ocasião, haverá uma sessão solene de entrega da comenda Ambientalista Joaquim Feitosa ao professor e engenheiro ambiental Mauro Ferreira Lima.

A programação da Semana Estadual da Caatinga também prevê atividades em Crateús (22/04), Aiuaba (23/04), Tejuçuoca (22 e 23/04) e Tauá (24/04).

alt

Assessoria de Comunicação do Conpam
Marcello Soares – Estagiário
3101-1235