Comitê divulga nome do agraciado com o Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa

19 de abril de 2013 - 11:55

O Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga escolheu, em reunião, na tarde de ontem, 18, o agraciado com o Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa. A cada ano, por lei estadual, o comitê homenageia, alternadamente, uma pessoa física e no seguinte, uma instituição. A solenidade de entrega, promovida pela comissão de meio ambiente, será no próximo dia 29 de abril, às 15h, na Assembleia Legislativa do Ceará, fechando a programação da Semana Estadual da Caatinga, que será aberta, às 8h, segunda-feira, 22, na Federação das Indústrias do Ceará, Fiec, onde haverá discussão sobre a Declaração da Caantiga na Rio+20. O tema abordado este ano é: Produtos e Serviços da Caatinga – Geração de renda e Consumo Sustentável.

Após leitura e avaliação dos candidatos, quem obteve maior pontuação foi o professor Mauro Ferreira Lima, engenheiro florestal, que contribuiu com os órgãos ambientais na criação da Lei Florestal Estadual em 2004, que permitiu a criação da Coordenadoria Florestal da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), hoje responsável pela implementação da Política Florestal Estadual. “Estes atributos, foram o diferencial para a sua escolha, cujo foco de seu trabalho inclui serviços aplicados de manejo sustentável da caatinga”, afirmou a assessora de projetos especiais do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Maria Tereza.

Na ocasião, foi apresentada a programação final da Semana Estadual da Caatinga. O Conpam, membro do comitê e responsável pela avaliação e seleção dos candidatos indicados a receber a medalha, estava representado ainda pelos técnicos Iranildo Ferreira Rice e Renata Oliveira, responsáveis pela organização da agenda da reunião e apresentação dos currículos dos candidatos indicados à Medalha Ambientalista Joaquim Feitosa, em sua 8ª edição.

No total foram indicados mais quatro nomes, dentre eles: Maria Irles de Oliveira Mayorga, Eunice Maia de Andrande, Luiz Antônio e Maria de Jesus da Comunidade de Santo André município de Crateús e Joaquim Jorge Moura. “Verificou-se, no entanto, que o perfil dos candidatos enquadravam-se em pesquisadores e cidadãos com serviços relevantes em prol da caatinga”, destaca Iranildo.

Na solenidade será entregue a título de menção honrosa, deliberada por unanimidade pelo comitê, a Joaquim Jorge Moura, por sua dedicação e qualificação profissional em defesa da conservação da caatinga, do resgate cultural dos cearenses e do poder de mobilização em defesa das causas ambientais.

Sobre o homenageado

Mauro Ferreira Lima

A difusão do conhecimento e aplicabilidade do referido profissional na introdução da elaboração de planos de manejo florestal, instrumento que tem permitido a exploração racional dos recursos florestais madeireiros. Possui ampla experiência de inventários florestais, difundindo estas práticas para profissionais de agronomia e engenheiros florestais, por um período de aproximadamente 20 anos de trabalho no âmbito estadual e regional.

Clique aqui e faça o download da programação da Semana Estadual da Caatinga