Programa Selo Município Verde – 2008

1 de março de 2013 - 19:33

V Seminário Regional

O Programa Selo Município Verde – PSMV, coordenado pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente-CONPAM, realizou no período de 11 de março a 30 de abril, 21 seminários nas 20 (vinte) regiões administrativas do estado, nas seguintes cidades: Acopiara, Arneiroz, Aurora, Banabuiú, Canindé, Cariré, Chaval, Crateús, Croatá, Deputado Irapuan Pinheiro, Fortim, Icó, Itaitinga, Itarema, Jaguaribe, Jardim, Limoeiro do Norte, Meruoca, Pacoti, Paracuru, Salitre.

Participaram dos respectivos seminários, representantes de 109 municípios: Acaraú, Acopiara, Alcântaras, Alto Santo, Apuiarés, Amontada, Apuiarés, Aquiraz, Aracati, Araripe, Aratuba, Arneiroz, Aurora, Banabuiú, Barreira, Barro, Barroquinha, Baturité, Camocim, Campos Sales, Canindé, Cariré, Cariús, Cariariaçu, Carnaubal, Caucaia, Chaval, Crato, Crateús, Croatá, Cruz, Dep. Irapuan Pinheiro, Eusébio, Fortaleza, Forquilha, Fortim, Frecheirinha, General Sampaio, Groaíras, Guaramiranga, Guaiúba, Guaraciaba do Norte, Horizonte, Ibiapina, Icapuí, Icó, Independência, Ipaporanga, Ipu, Irauçuba, Itaiçaba, Itaitinga, Itarema, Itatira, Jaguaribe, Jaguaruana, Jardim, Jucás, Lavras da Mangabeira, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Marco, Massapê, Mauriti, Meruoca, Milhã, Missão Velha,  Monsenhor Tabosa, Morada Nova, Morrinhos, Nova Olinda, Nova Russas, Novo Oriente, Ocara, Pacajus, Pacatuba, Pacoti, Palmácia, Paracuru, Parambu, Paramoti, Pindoretama, Piquet Carneiro, Poranga, Porteiras, Quiterianópolis, Quixadá, Quixelô,  Quixeramobim, Quixeré, Redenção, Reriutaba, Russas, Saboeiro, Salitre, Santana do Acaraú, Santa Quitéria, São Benedito, Sobral, Solonópole, Tauá, Tianguá, Tabuleiro do Norte, Tarrafas, Ubajara, Uruburetama, Uruoca, Várzea Alegre e Viçosa do Ceará.

As Plenárias foram compostas pelos Secretários Municipais, Coordenadores do PSMV nos municípios, membros do COMDEMA, Diretores de Escolas, Professores, Sindicatos, Associações, Imprensa, Instituições Públicas, Agricultores, Igrejas, etc. As Palestras foram ministradas pela coordenadora do Programa, Socorro Azevedo, pelos técnicos do CONPAM, Luiz Pragmácio e Francisco Leorne, e pelos representantes do Comitê Gestor no Programa, Glaura Barros (IBAMA), Jacinto Leal (CAGECE) e Marcela Saldanha (Ass. Caatinga). Participaram também do evento, representantes do SEBRAE (Alice Mesquita e Teresa Kátia), SEMACE(Mara) e SETUR (Francisco José). Os municípios SEDE e os Municípios Certificados com o Selo Município Verde em 2007, foram convidados a apresentarem as suas ações ambientais.

Para maiores esclarecimentos, disponibilizamos desde já os seguintes contatos: tels. (85) 3101 1242 / (85) 3101 1245 e (85) 3101 1250; fax. (85) 3101 1234 e (85)3101 1233; e-mail: seloverde@conpam.ce.gov.br  e  socorroazevedo@conpam.ce.gov.br.

Socorro Azevedo / Coordenadora do PSMV